segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aviso: Guache Magenta TGA

Interrompemos nossa programação para um aviso aos colegas que estão começando a pintar:
O Guache da TGA é barato (perto dos outro guaches "profissionais", nem considere aqui o Faber Castel e outros "escolares), contudo o Magenta que vem no "kit" e é usado para fechar as gamas de cores que os iniciantes precisam - Cyan, Yellow, Magenta e Black aka CYMK - é uma porcaria.

Acredito que eu devo ter tido uns 4 kits de TGA na vida - guache rende bastante - em todos os quatro o Magenta - apenas o Magenta - endurece na ponta, gruda a tampa no tubo e eventualmente você estoura o tudo na sua mão - ontem meu último magenta da TGA me fez isso, seguindo o exemplo dos anteriores. Já tentei de tudo inclusive, lavar a tampa e secar depois de usar.

Fora isso, um relato que vi no curso de Pintura Relâmpago do Calil é que o Magenta da TGA se sobrepõe a todas as cores. Você pode cobrir o Magenta com tinta branca pura de uma qualidade melhor que a TGA que o safado ainda mancha a tinta. 

Assim, quando você começa a estudar, a TGA é um bom ponto de passagem, porque no começo, no geral, você só vai estragar tinta e papel - eu estraguei muito tinta e papel, ainda estrago até hoje - o Calil fala pra você se dar de brinde o papel e a tinta, até porque só estragando você melhora.

Depois de um tempo de prática eu acho legal sair da TGA e começa a praticar com umas tintas melhores (schminke, talens). É mais caro, mas o resultado é diferente - se você viaja com frequência para Europa ou tem amigos que viajam, lembre eles que um kit de tintas - que é super baratinho lá - sempre é um bom presente. Obviamente tem pessoas que fazem coisas lindas com TGA, mas até aí tem pessoas que se você der um copo de café ele vai fazer uma pintura linda. 

Agora, quando você está em um nível um pouquinho depois do iniciante, você precisa de toda ajuda possível para produzir algo melhor. Então uma tinta um pouco melhor, um papel um pouco melhor e pincéis melhores sempre ajudam. Eu ainda tenho uma ou outra cor de TGA, mas são as últimas. Agora 

Por hoje é isso. 

Abaixo um pedacinho de algo que eu pintei nesse fim de semana. O desenho completo revelo em breve - não precisa de todo esse mistério, porque nem é tudo isso =p mas suspense sempre dá audiência.


Um comentário:

  1. Meu professor de Desenho Artístico fala que magenta não é de Deus, e eu concordo totalmente rs

    ResponderExcluir