quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dicas de ilustradores: Esad Ribic

A dica de hoje é esse artista croata que fez se destacou entre nos quadrinhos da Marvel. 

No geral a arte nos quadrinhos americanos é fraca com um ou outro artista que se destaca. Isso é bem compreensível porque eles produzem milhares de páginas coloridas todos os meses e não dá pra existir gente excelente ao ponto de fazer tanta coisa. 

Agora, quando se fala de cores o padrão cai mais ainda. As cores digitais feitas a jato, as "regrinhas" editoriais e uma série de outros problemas acabam produzindo páginas medíocres pra não dizer pavorosas. Muitos coloristas não entendem de contraste, não entendem de foco de luz e muitas vezes nem o mínimo de composição. 

Daí quando surge um cara como Esad, obviamente que todo mundo acha demais. 

Óbvio que tem que se fazer milhares de ressalvas. Esad não trabalha no mesmo ritmo que os demais autores, nem teria como fazer isso. Então, como resultado, enquanto outros artistas estão todos os meses nas bancas, ele acaba aparecendo uma vez a cada dois anos.

Outra questão importante é que, por mais que esse estilo de pintura seja lindo, muitas vezes ele não funciona 100% nos quadrinhos. 

Uma das coisas que eu aprendi sobre pintura é evitar linhas, resolver tudo na mancha. O recorte e o contraste é o suficiente para deixar a linha subentendida. Pode olhar todos as pinturas de Esad aí embaixo e você praticamente não verá linhas.

Agora, quando você parte para a narrativa dos quadrinhos, a linha apesar de desnecessária enquanto arte, é necessária para a narrativa. A linha sintetiza o movimento, a linha dá agilidade. No fim, é a linha que difere muito uma sequência de ilustrações que formam uma página de quadrinhos e uma colagem de belas pinturas. 

Bons quadrinhos fluem de uma forma que você vê eles se movendo na página, porque é tudo mais sintetizado, tudo mais direto. A pintura não, ela te pede mais tempo para olhar, ela te prende mais para você compreender os nuances subentendidos. 

Com isso, por mais lindos que sejam os quadrinhos de um cara como Esad, falta alguma coisa enquanto quadrinhos. 

Agora, quando se falarmos apenas em termos de ilustração e pintura. Meu deus. 

Olhem essa seleção que eu fiz. Repare como ele trabalha a transparência das sombras e a opacidade da luz de uma forma maravilhosa. 

Tentei fazer uma seleção bem diversificada (pinturas mais "comportadas" e mais soltonas e um desenho com o traço a lápis) porque eu acho que resultados diferentes ajudam a enxergar melhor o processo do artista. 

Uma curiosidade que eu reparo nos pintores e ilustradores no geral é que sempre tem alguma coisa que eles gostam muito e fazem questão em todas seus trabalhos. No caso de Esad Ribic é uma cor meio rósea que ele coloca sempre na pele humana. Dá um efeito lindo e também meio que cria uma "marca registrada". 

Na cultura tem dois quadrinhos dele vendidos por um preço beem baratinho. Particularmente eu recomendo o Namor, mas fica aí o link para quem quiser comprar















Compre aqui NAMOR - AS PROFUNDEZAS e LOKI desenhados e pintados por Esad Ribic

Nenhum comentário:

Postar um comentário