terça-feira, 10 de junho de 2014

Dica de ilustradores: Bernie Wrightson

A maioria dos grandes mestres dos quadrinhos passaram pelas histórias de terror da era do ouro. 

Terror sempre foi uma febre e em quadrinhos é um gênero bastante exigente em questão técnica para compor o visual escurão. Com isso vários autores dominaram as hachuras e o chiaroscuro (luz e sombra).

Um dos grandes desses artistas foi Bernie Wrightson. Você pode ver pela imagens abaixo o domínio que ele tem com as hachuras e como ele compõe um alto contraste que "acende" a parte branca do papel. 

Essa questão de "ascender" é uma das coisas que eu acho muito foda em ilustração. Você escurece a arte a um ponto que o branco do papel fica parecendo mais luminoso (semana que vem eu vou postar uma ilustração linda que eu vi esses dias que faz esse efeito)

Vale dizer que uma das influências dele foi o Frazetta, mas até aí o Frazetta influenciou todo mundo depois dele e que Wrightson e o co-criador do Monstro do Pântano.

Tem alguns livros do Frazetta a venda que vale a pena, esse e-book com o melhor dele na Creepy é um dos títulos que eu recomendo fortemente. Tem também o Frankenstein com ilustrações dele.









Um comentário: