sexta-feira, 1 de abril de 2011

Revolução na Cozinha

Estou em uma onda “pé na cozinha”. Sempre gostei de cozinhar, algumas épocas mais, outras menos, mas acho uma atividade divertida, principalmente quando tenho público para o que preparo – cozinhar para você é importante também e é algo a se aprender a apreciar, até porque, no fim das contas, o que mais importa é comer algo que você goste. Mas não dá para negar que ter uma companhia e ver a cara das pessoas quando elas gostam daquele prato é sensacional.



Um bom ponto para começar a falar de cozinha é o livro Revolução na Cozinha do chef britânico celebridade Jamie Oliver.

Oliver tem um projeto muito bonito e bem ambicioso. Ele quer que todos se envolvam com o que comem. Para entender o ponto que Jamie Oliver chegou você tem que saber a trajetória de experiências que ele fez.

Ele começou abrindo o restaurante Fifiteen e fazendo um reality show onde quinze desempregados com algum interesse em culinária seriam treinados para se tornar chefs e conduzirem o restaurante. Na contra-mão dos reality de competição ele faz um programa em que ninguém é eliminado, muito pelo contrário ele dedica mais atenção aos alunos com dificuldades.

Depois disso ele voltou à atenção para as merendas escolares. Em um novo programa ele mostrou como era terrível a merenda das crianças inglesas. Desde pequenos eles só comiam porcarias na escola. O problema era tão grave que não se tratava só de uma questão de custo e sim de uma falta completa de educação alimentar para as crianças. Com muito esforço Jamie consegue iniciar um processo que reformula o cardápio das escolas e passa a servir comida de verdade (evito aqui o termo “saudável” porque o que eles comiam era tão bizarro e cheio de gordura e elementos processados que a grande evolução para eles era chegar em uma comida que é muito comum para gente, algo como um arroz, bife e alface é um salto de qualidade em mil porcento). Agora ele está tentando fazer o mesmo com a merenda escolar americana.

Enquanto isso ele lançou um projeto mais amplo, uma tentativa de ensinar todos os ingleses a cozinhar. Oliver resgatou algo chamado Ministério da Comida, um braço do governo criado na 2ª Guerra para ensinar as pessoas a sobreviverem e aproveitar da melhor forma possível a comida racionada que tinham.

Hoje em dia a Inglaterra sozinha consome 50% das refeições prontas vendidas na Europa, ou seja, poucas pessoas cozinham nas suas casas. E Oliver está tentando reverter isso. Ele escolheu uma cidade inglesa mediana que estatisticamente representava bem o país e se propôs a fazer todos os moradores daquela cidade cozinha em um esquema “pass it on” (passe adiante). Ele iria treinar pessoalmente oito moradores da cidade que teriam a obrigação de passar as receitas para duas pessoas cada um, que passariam para mais duas e assim por diante até cobrir toda a cidade.

Como disse é uma proposta linda e ambiciosa.

O complemento desse projeto e o livro, batizado no Brasil de Revolução na Cozinha, com receitas fáceis, simples, gostosas e com uma bela apresentação.

Recomendo o livro para todos. Ele é exatamente o que se propõe: ensina a cozinhar ótimos pratos (muitos deles extremamente rápidos, uma média de 20 min) e de uma forma bem didática.

A edição nacional do livro está bem bacana com várias notas explicando alguns ingrediente pouco comuns no Brasil. É evidente que algumas receitas não são possíveis de fazer por precisarem de ingredientes que não achamos com facilidade no Brasil (principalmente com os doces), mas a grande maioria é bem possível.

Todas as receitas que tentei até agora foram um grande sucesso, coisas que surpreendentemente funcionaram logo na primeira tentativa.

Enfim, se você nunca cozinhou, compre esse livro e se surpreenda. Se já cozinha também serve para oferecer aquelas receitas práticas para os dias que você está absolutamente sem tempo.

Na Cultura o livro sai por R$ 78,00, é caro, mas vale cada centavo.

Um comentário:

  1. [...] passeadiante.tumblr.com . O nome é inspirado no livro do Jamie Oliver que eu falei nesse post. Vou usá-lo para as receitas que tenho feito e que funcionam muito bem. A ideia é as pessoas usem [...]

    ResponderExcluir