segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Damages

Sopranos teve vários "filhos" criativos, um deles é a impactante série Damages. Uma série bem curta (5 temporadas de 10 episódios) que terminou -muito bem - esse ano ao e vai deixar saudades.

O elenco contava com ninguém menos que Glenn Close e Rose Byrne e participações brilhantes de Ted Danson (1ª a 3ª temp) e John Goodman (4ª temp) - ou seja, as atuações são grandiosas, muito a acima da média dos seriados.

A história é um thriller jurídico - na linha dos livros dos tempos áureos do John Grisham - com um twist narrativo que deixa tudo mais tenso: a história é contada do começo para o fim e do fim para o começo simultaneamente.

Close faz a advogada Patty Hewes que apenas pega casos milionários tentando obter reparação financeira para pessoas que sofreram algo na mão de esquemas de ricos e poderosos.

As primeiras temporadas são mais para construir as personagens, mostrar do que Patty é capaz e como sua assistente Ellen (Byrne) é arrebatada no meio disso tudo a ponto de ter sua vida completamente virada de cabeça pra baixo. Nelas Patty lida com ações envolvendo grandes corporações e esquemas de Wall Street. A quarta temporada já trata da questão das empresas terceirizadas usadas pelo governo americano na guerra no oriente médio e a quarta é centrada em um caso envolvendo uma versão do Wikileaks.

A série não segue a linha da maioria das histórias jurídicas (um caso por episódio) e trabalha basicamente um caso por temporada e as cinco temporadas fecham a história de Ellen Parsons e seu envolvimento complexo com Patty em uma trama suja, sangrenta e chocante do começo ao fim.

As primeiras temporadas da série chegaram a passar no brasil e existem em dvd, o fim da história... só pirateando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário