quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Desenho vs Pintura


Tem coisa que é engraçada. Quando eu fui estudar de verdade desenho, tudo que eu queria era fazer algo nessa linha aí de cima. Um desenho meio estilizado, mais para o geométrico, com hachuras - por exemplo o trabalho do Marcelo Campos e do Octávio Cariello.

Não consegui, não saía esse resultado. Desisti dessa meta e fui tentando outras coisas. 

Fui tentar aprender a pintar, também na Quanta, com o Calil - recomendo muito o curso dele. Apanho até hoje para pintar, não consigo chegar aina no resultado que eu gostaria, algo expressivo, figurativo, meio estilizado, com essa geometria que eu gosta. 

Em contra partida, o desenho que eu sempre quis, quando eu parei de procurar, apareceu. Tudo bem isso aí não está perfeito, eu olhando de novo vejo um monte de hachuras que eu faria diferente, e uma série de outros problemas vindos do excesso - uma vez o Cariello falou mais ou menos isso pra turma: "o desenho de vocês começa bom, mas depois vocês estragam" -. Mas vamos dar um desconto por que isso foi um esquétchêzinho de meia hora, só para praticar o ofício e ainda estou na fase de ir indo até estragar o desenho, uma hora aprendo a parar quando está bom. 

A questão é que aprender a pintar, mesmo que pouco, ajudou a pegar no tranco os conceitos de desenho que eu tinha aprendido antes. 

Agora só preciso achar algo que faça a pintura pegar no tranco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário