quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

E-Reader

Ganhei um e-reader esse ano, especificamente um Kobo.

O Kobo é um dos principais concorrentes do Kindle da Amazon, que foi a responsável pela proliferação dos e-readers e dos e-books.

Eu já estava decidido em ter um Kobo há um bom tempo, mas ficava postergando. Como todo leitor a fila de livros à ler sempre é gigante e eu tinha aquela ilusão de que um dia iria acabar os livros de papel e passaria para a conversão digital, mas a melhor coisa foi partir logo para o e-reader.

Tem muitos motivos para você abandonar o livro de papel e trocar por um digital. Espaço físico para se guardar uma biblioteca em uma realidade que os apartamentos são cada vez menores é um deles.

O peso do e-reader, muito mais leve que os livros tradicionais, facilita quem gosta de ler em trânsito como eu. A tela do Kobo é super confortável para ler. Você pode alterar o tamanho da fonte, pode acender uma luzinha que não incomoda ou cansa como os tablets. É algo efetivamente projetado para leitura de livros, que faz juz ao nome eletronic ink (tinta eletrônica)

Fora a infinidade de recursos - dicionário, tradução, internet para emergências -, a praticidade para se comprar os livros, fazer anotações, marcações, alternar entre livros e tudo mais.

Eu ainda tenho muitos livros de papel para ler. Para quadrinhos a solução do tablet é razoável, mas ainda não é 100%.  Mas em espírito me converti totalmente para o livro digital e espero que o formato prospere.

Na dúvida Kindle x Kobo, que muitos tem, eu particularmente prefiro o Kobo.

Apesar de uma ou outra especificidade técnica do Kindle ser superior, o fato dele cobrar fidelidade à Amazon me incomoda um pouco. Você pode usar diversos programas para converter livros e burlar a Amazon, mas eu prefiro a honestidade do Kobo que te permite usar qualquer livro em epub comprado em qualquer livraria.

Você pode optar pela praticidade de comprar direto no aparelho na Livraria Cultura, mas é bom ter a opção de poder escolher qualquer outra livraria. Eu por exemplo tinha vários livros comprados na Saraiva que eu carreguei no meu Kobo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário