quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pintura digital com dedo no Ipad

É aquela coisa, o cara quando é bom até com o dedo no ipad faz coisas incríveis.

Óbvio que esse é um vídeo promocional para divulgar um app novo e só isso justifica as mais de 200 horas que ele dedicou a brincadeira.

Esse vídeo já está com uma repercussão enorme e nem precisaria postar aqui só pra impressionar as pessoas, o que eu queria comentar é sobre o processo de pintura.

O mais legal do vídeo é que mostra em alta velocidade os passos de construção desde o começo e você pode ver que ele consegue esse resultado com um processo de pintura tradicional de tintas de cobertura (guachê, acrílico, óleo). Ele vai trabalhando com diversas camadas, construindo a base escura e abrindo luzes no desenho. No final cada luz que ele abre aumenta o realismo e deixa mais parecido com a foto.

Aí você pergunta: pra que fazer isso se o resultado é igual a foto e é uma produção digital? - um dia eu vi o Odyr se perguntando no facebook a utilidade da pintura digital hiperrealista, como essa.

Pessoalmente eu não acho um resultado tão legal - claro é perfeito, mas é mais virtuose do que qualquer outra coisa - eu prefiro o que você um passo antes do final (algo com a cara que a pintura tem no minuto 1:02), quando ainda dá pra ver "pinceladas" e massas.

Fazer a pintura digital completa pode não ter função prática, salvo pra fazer um comercial ou pra mostrar que você pode. Mas quanto exercício, se dedicar tanto a um desenho a ponte de trabalhar cara pequeno detalhe até ficar idêntico a uma foto é um baita exercício.

Independente de qualquer coisa vale muito ver o vídeo pelo processo todo. 


 
Outra vantagem de saber fazer uma pintura hiperrealista é poder criar cenas que parecem fotos que na realidade nunca poderiam ser fotografadas, como o trabalho do Jeremy Gueddes abaixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário