sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Preços surreais na Comix

Quando eu colecionava quadrinhos com muito afinco, eu não emprestava quadrinhos de jeito nenhum por um simples motivo: você perde um quadrinho ele era quase impossível de recuperar.

Ainda hoje é difícil, o Brasil não tem aquela cultura americana de encadernar as HQs e manter em catálogo permanente. Hoje em dia até que está bem melhor, alguns "clássicos dos quadrinhos" e vários álbuns viraram item de livraria e são reimpressos sempre que necessário, estando sempre disponíveis. Mas no volume total eles são praticamente exceções.

Ainda assim, quando você precisava de uma revista, tinham os sebos, dava um trabalho de procurar, mas saia em um preço legal.

Hoje com o advento do Mercado Livre e outros sites do gênero, as pessoas enlouqueceram. A pessoa pega a revista usada dele e só porque já passou 3 meses do lançamento e a Panini mandou picotar o que não vendeu, cobra 10 vezes mais caro. E se cobra, é porque tem quem compre.

Discretamente a Comix - a principal e mais tradicional Comic Shop brasileira - entrou nessa onda.

Começou com alguns especiais esgotados e agora o pessoal lá enlouqueceu de vez e começou a vender revista mensal recente na faixa dos 50 surReais.

A maioria dos números "baixos" (1 a 10) da série Novos 52 da DC que custavam originalmente 14 reais em junho de 2012 (menos de 2 anos!) estão nessa faixa. O Batman nº 1 está por sR$59,90. (veja os prints aí em baixo).

Longe de mim dizer o quanto cada um deve cobrar do que tem pra vender. O produto é da loja, ele vende por quanto ele acha que tem que vender e se alguém comprar (e se vende por esse preço é porque tem quem compra) sorte da loja e azar do comprador.

Não tem regra, a revista tem preço de capa, mas isso vale pra consignação, no caso da Comix, ele compra e é dele e ele especula o quanto quiser.

A grande questão fica pra nós, leitores: Vale a pena pagar esse preço?

Eu acho que não.

Você pode ter uma tara muito específica por esse ou aquele personagem, pode ter um TOC de ter todos os números, mas, mesmo assim, ainda acho que não vale investir 50 a 60 reais em um revista mensal que deveria custar 14 com muito esforço.

A revista mensal é algo perecível, os Novos 52 em si nem foram um grande sucesso. Caso tenha algo muito bom publicado ali, mais hora, menos hora, isso sairá em um encadernado. Hoje em dia você pode baixar (sim, pirata, fazer o que, se a pessoa pode especular pra cima, você pode cair pra ilegalidade), comprar digitalmente importado por preços muito baixos.

Eu acho que a loja pode sim vender ao preço que quiser, mas nos leitores não devemos comprar. Se você compra, abre espaço pra eles continuarem especulando. Não estou propondo um "boicote" a Comix, longe disso, é uma loja muito querida por todos. Proponho uma sensatez de todos os lados. Veja se realmente vale gastar todo esse dinheiro naquela revista. Se você acha que sim, ótimo. Se você achar que não, aguarde um Fest Comix, os famosos saldões da loja. Vá no Fest Comix e faça a festa com tudo que está em promoção, assim, enquanto eles especulam pra cima, você especula pra baixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário