segunda-feira, 31 de março de 2014

How I Met Your Mother

Kids...

Hoje termina uma das melhores séries de comédia que eu já vi.

A fórmula não é nova. As comédias sobre grupos de amigos sempre tiveram seu espaço e grandes sucessos como Friends, mas tinha alguma coisa em Friends que parecia não se encaixar, talvez tentasse ser real demais, certinho demais sei lá.

HIMYM deu espaço para tudo, sentimentos reais, eventos surreais, personagens que só poderiam ser ficcionais e, ao mesmo tempo, de uma fragilidade completamente humana.

A ideia de "uma história de amor em reverso", um pai contando para os filhos a saga de como ele virou a pessoa que conheceu a mãe deles abre espaço para tantos conceitos legais que fizeram a série algo tão equilibrado.

Um dos lados é que se trata de uma "contação de histórias". Isso permite as surrealidades, os exageros e todo o refinamento que as memórias ganham ao passar dos anos. Cada vez que a pessoa conta uma história ele a arredonda, aumenta a fantasia, a graça, distancia da realidade. Não que seja necessário essa "base teórica" pra HIMYM, mas é legal a liberdade que isso dá ao seriado.

Outra questão bacana é a temporalidade. A história está sendo contada em retrospecto, você sabe onde ela termina. Você sabe que a Robin, o Barney, a Lilly e o Marshal são os "tios" das crianças, então em toda a fase que o Ted fica com a Robin, você sabe que, mais hora menos hora, eles vão terminar.

O lance do narrador futuro também permite que ele faça uma série de provocações, lance pequenos mistérios quando vai um pouco pra frente na história mas tem que retroceder novamente pra chegar naquele ponto.

HIMYM permitiu que o público se emocionasse e, mesmo sabendo o final, teorizasse e viajasse em como será o caminho até lá.

Outra coisa que eu gosto muito em HIMYM é que os personagens são em certo nível "geeks" sem ser caricatos. Big Bang Theory é bem legal e eu conheço algumas pessoas que são naquela linha de "nerds", mas eles são pontos fora da curva. As pessoas "normais" são como os personagens de HIMYM, elas gostam muito desse ou daquele filme - no caso da série eles são muito fãs de Star Wars -, leem livros, tem paixões por algumas coisas, mas nada que os tornem caricaturas.

Os ótimos atores ajudam muito a manutenção da qualidade da série, em especial o genial Neil Patrick Harris no seu papel de Barney, além de várias participações especiais que sempre são divertidas.

É claro que em uma série de 9 temporadas você tem alguns pontos mais baixos, no final da sétima temporada, por exemplo, fiquei muito decepcionado e achei que a série tinha perdido a mão, mas não tem como não se apaixonar novamente no final da oitava e assistir a nona temporada com todo respeito por uma série que foi tão bacana por tanto tempo.

Ao mesmo tempo eu sei e não sei como a série termina. Eu quero e não quero que ela acabe.

Pode ser que o final seja espetacular e feche perfeitamente o ciclo ou que seja só um enterro formal, independente disso, como a série sempre gosta de reforçar, o que importa é a jornada pra chegar até aqui e a jornada foi:

Legen.... wait for it ...
and I hope you are not lactose intolerant ... dary

Legendary




Nenhum comentário:

Postar um comentário