terça-feira, 25 de março de 2014

The Good Wife

Muita gente gosta de falar que o melhor da produção filmada nos EUA está nas séries de TV. É bem provável. Em uma série você tem mais tempo pra construir um personagem e trabalhar com ele, além de comportar várias histórias paralelas e outras experimentações que não cabem no cinema.

É claro que nem toda a série vai ser superar as expectativas, até porque a teledramarturgia americana também tem seus formatos e padrões que geram uma série de limitações.

No geral, quando se fala em grandes séries como Sopranos, Breaking Bad, Mad Men, estamos falando de séries de canais a cabo com uma produção de 12 episódios em média por ano. Essa limitação de episódios permite uma produção melhor e uma história mais enxuta, uma história que tem que ir mais direto ao ponto.

O grosso da produção são as séries de 24 episódios semanais que, com as reprises, cobrem praticamente o ano todo da TV dos EUA.

E, no meio dessas séries, sempre é mais difícil achar um grande destaque. Tem aquelas que são divertidas, aquelas que são bem feitinhas, mas no geral elas sofrem com a necessidade de uma estrutura repetitiva que sustente o eixo principal da série. É aí, no monstro da semana, no caso da semana, no assassino da semana, que a série acaba se enrolando e perdendo a potência.

No momento, acho que que o melhor drama de 24 episódios que está rolando é The Good Wife. Mesmo aprisionada no esquema do "caso da semana", a série funciona muito bem.

Um dos trunfos são os dois eixos principais da série: o trabalho de Alicia Florick e a vida política de seu marido.

Os dois eixos são bem dinâmicos, cheios de surpresas e mesmo com o problema da semana, eles forma uma história maior que prende o telespectador.

O ritmo da série ajuda muito. Dificilmente ela é parada, sempre está acontecendo alguma coisa, algo novo é descoberto e muda tudo.

Outro grande destaque é a galeria de convidados da série. Atores bem bacanas se revesam semana a semana como advogados oponentes ou juízes. Uma das presenças mais bacanas é do Michael J. Fox como um advogado muito manipulador e maquiavélico.

Se você não viu a série, vale a pena. É muito divertida. Se você já viu, só um a parte: o que seria dos personagens sem a Kalinda? A investigadora que trabalha na firma de Alicia resolve todos os casos deles! Não tem nada que ela não descubra! A mina é mais detetive que o Batman! Já já vão ter que mudar a série para: As aventuras da boa esposa e Kalinda!


//

Nenhum comentário:

Postar um comentário