segunda-feira, 26 de maio de 2014

Porque Nick Hornby definiu minha vida

Já falei aqui sobre o meu amor pelos quadrinhos, mas hoje queria falar sobre algo que foi mais relevante ainda pra mim.

A gente lê, assisti, absorve muita coisa ao decorrer da vida, mas sempre tem aquilo que te marca tanto, que se entranha tanto em você e muitas vezes muda ou ajuda a formar o que te define como pessoa.

Eu vejo que a minha formação como a pessoa que eu sou hoje veio meio tarde. Não tem muitos elementos da minha infância que eu entenda como definidores tanto quanto o que viria depois.

Não consigo rastrear na minha mente exatamente como eu descobri Nick Hornby, mas aos meus 19/20 anos ele foi tão importante pra mim, tão definidor na minha vida que moldou até a forma como eu consumo, vejo e percebo cultura pop. A própria definição de Pop na minha cabeça vem do Nick Hornby.

Alta Fidelidade foi o primeiro livro que eu li em inglês, uma versão pocket que eu tenho até hoje. Gostei muito de tudo, dos personagens, do desenrolar da trama, do clima meio deprê.

Depois veio Febre de Bola. Eu não sou fã de futebol, não assisto, não torço, não me importo. Mas Febre de Bola é um livro que eu lembro e cito até hoje. É uma autobiografia honesta de um cara compulsivo por futebol e totalmente perdido no resto da vida dele. Tentando coisas, tentando descobrir o que fazer e como viver.

Tem uma citação no livro particularmente marcante pra mim, é um bilhete que o Nick Hornby escreve pra ele mesmo quando ele para de dar aulas e tenta seriamente ser um escritor, mas ainda não tinha conseguido publicar nada:
That's what the whole goddamned thing is: you got to commit yourself to the life you picked. And you picked it-- most people don't even do that. You're smart and you're young and you've got, like I said before, talent.

("A maldição de tudo se resume a isto: você tem que se comprometer a vida que você escolheu. E você a escolheu - a maioria das pessoa nem faz isso. Você é inteligente e você é jovem e você tem, como eu já disse antes, talento")

Nick Hornby é uma paixão gigante na minha vida, pra mim, os livros deles foram mais que bons livros, que um entretenimento, eles foram esclarecedores. Certamente todos aqueles sentimentos e pensamentos já estavam em mim, mas o texto de Hornby jogou uma luz neles ao ponto de eu poder dizer que ele definiu muitos dos meus conceitos.

É isso, caso alguém se interesse, recomendo todos os livros dele.

[Ah, hoje é segunda, então tem atualização no Como viver quando se é infeliz]




Particularmente, pra quem puder, eu recomendo ler os livros no Nick Hornby em inglês, na cultura tem todos eles e geralmente são até mais baratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário