segunda-feira, 30 de março de 2015

Portas do Éden

Me apaixonei na primeira vez que li Éden do do argentino Kioskerman.

E veja, olhando algumas tiras abaixo, quem me conhece vai perceber facilmente que esse não é o tipo de desenho que eu normalmente gosto. 

O desenho é tortinho, disforme e super simples. E nessa simplicidade toda que está o segredo de Kioskerman.

Não é aquele traço que "enche os olhos", apesar de pedir um olhar atento. Na sua simplicidade, na sua economia, na sua delicadeza, Kioskerman é muito, mas muito, expressivo, é algo quase cirúrgico de tão expressivo com tão pouco.

O primeiro volume de Éden que saiu pela zarabatana infelizmente vendeu de forma insatisfatória para a editora e nem toda a beleza e poética do autor salvou o título no Brasil.

Por sorte, com essa onda de micro editoras a bacaníssima Lote 42, que imprime materiais previamente publicados na internet (que é exatamente o caso de Éden, o autor disponibiliza no seu site e depois compila em livros), abraçou a causa e presenteou os fãs e aqueles que ainda não conhecem com essa edição maravilhosa que continua a coletânea de onde a Zarabatana parou. 

Sobre as tiras em si, o segundo livro mantém a linha muito poética e bucólica do primeiro. Não espere piadas em Éden, espere reflexões sutis sobre a vida.

Eu reli esses dias o primeiro livro e lembrei que ele também tinha várias tiras de certa forma "cruéis", algo que falta no segundo. Provavelmente o momento do autor ou algo assim, o levou a carregar essa edição com mais páginas sobre o amor e a paternidade.

Bom... explicar poética é como dançar sobre pintura então não dá para falar muito. 

Só posso atestar que Portas do Éden é uma publicação tão sensacional quanto Éden e que todos - fãs de quadrinhos ou não - deveriam ler. 

E posso dizer que eu, que guardo pouquíssimos livros e quadrinhos, tenho em casa os dois livros do Kioskerman, agora autografados, então isso deve significar alguma coisa.

Compre Éden na Livraria Cultura, Saraiva ou Travessa
Compre Portas do Éden na Livraria Cultura ou diretamente da Lote 42





E aqui a tira que eu mais gosto do primeiro volume


Kioskerman autografando o meu exemplar no lançamento de sexta




Nenhum comentário:

Postar um comentário