domingo, 10 de abril de 2011

Assuma a sua cozinha

Antigamente era quase uma exclusividade do homem a inabilidade na cozinha. Hoje isso já não tem mais sexo, tanto a jovem mulher moderna quando os homem cozinham muito pouco.

Para a minha geração e a imediatamente seguinte (geração X e Y para quem gosta dessa classificação) a lógica disso é bem simples: cozinhar é antiquado, é coisa de mãe, é desnecessário de aprender já que a mãe está sempre ali para cozinhar e não é mais tida como um diferencial para uma esposa - chega a ser preconceituoso esperar que a mulher saiba cozinhar.

A evolução disso é algo bem complicado e cada vez mais claro no Brasil. Hoje em dia você vê um número cada vez maior de opções de refeições prontas congeladas, incontáveis restaurantes, fast food, delivery.

Isso é ruim em muitos níveis. Você tem o aumento do número de pessoas que come coisas ruins e não se importa. Com o tempo essas pessoas já não tem mais nem a capacidade de apreciar uma boa comida. Além da perda do contato com o alimento na sua forma original, sem processamento industrial.

Não tem nada de errado de ir em um restaurante, muito pelo contrário, tem coisas ótimas que você não consegue reproduzir na sua casa (ou que não valem a pena serem feitas em casa), então é bacana ir ao restaurante experimentar boa comida para você também ter um referencial para o que prepara.

O problema são é isso se tornar sua única fonte de alimentação. O problema é não saber fazer o básico (um arroz bem feito, carnes grelhadas, massas rápidas ou mesmo temperar uma salada). O problema é ir ao supermercado e nem passar pelas seções de produtos frescos.

Em um próximo post vou falar um pouco sobre minha história com a comida. Não é algo muito interessante, pelo contrário, é uma trajetória extremamente ordinária e, se eu acho divertido passar um tempo na cozinha hoje em dia, porque não você também?

A princípio vai uma dica valiosa para quem está começando: comece sempre pelos pratos simples, especialmente pratos principais (salgados) fartos. Convide amigos, tire seja lá quem for o cozinheiro habitual da cozinha e se aventure.

Os pratos salgados e mais volumosos podem dar um pouco mais de trabalho na fase inicial da preparação, mas a vantagem deles é que são bem difíceis de "desandar". Os pratos salgados são provados enquanto você os prepara, você sabe se precisa colocar mais sal, mais tempero, mais água,  se precisa cozinhar mais. Isso não acontece com os doces, para a maioria dos doces você tem uma única chance, errou em alguma etapa e tudo se perde. Então deixe os doces e pães para quando se sentir mais seguro.

Tente ensopados ou pratos mais simples. Ganhe confiança, sinta-se mais orgulhoso do que é capaz de fazer e vá evoluindo.

Preparei duas receitas ótimas para alguns amigos que vieram em casa um dia desses. São receitas fáceis, versáteis e deliciosas. Tente também!

Bom e velho Chilli com carne (ou vegetariano)
fresh asian noodle salad

Um comentário:

  1. Eu estava lá! O noodle salad é fora de série!

    Abraço, Senhor Clauser.

    ResponderExcluir