quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sempre nobre!

Tem onze anos que mudei para São Paulo.

Quando vim para cá tive a felicidade de morar com um amigo que me ensinou muitas coisas. Com ele adquiri o hábito de ir a teatros, cinemas, exposições, lançamentos de livros. Aprendi que São Paulo é relativamente acessível e que não há porque não sair, por exemplo, dos Jardins e ir assistir um filme no Shopping Anália Franco e que nada te impede de passar duas horas no fim de semana trocando de trens para ver uma exposição de orquídeas em Poá, só porque você tem alguma recordação boa da região.

Por incrível que pareça – principalmente para quem conhece o nobre amigo – ele que me ensinou a cozinhar.

Veja bem, ele é um cara ia ao supermercado fazer compras para o mês e voltava com um caixa de leite, um quilo de batatas, um garrafão de vinho e uma goiabada. Ele conseguiu a proeza de errar o ponto de um arroz de saquinho.

A lição disso é que para aprender a cozinhar você começa do extremo básico e depois vai aprimorando e, a grande verdade que muita gente tenta fugir, é que qualquer um pode cozinhar e, mais importante, não é tão difícil nem demorado quando costumamos pensar.

Enfim, nesse meio tempo mudei muito meus gostos e meus processos culinários e para outras coisas confesso que fiquei mais preguiçoso. Confesso que a maioria das vezes não tenho aquele pique de atravessar a cidade para ver uma peça no Sesc Belenzinho (aliás, nem fui conhecer o complexo reformado) e emendar um filme no shop. Tatuapé, que não me aventuro a pegar a última sessão de cinema em um shopping absurdamente longe e que prefiro ficar em casa lendo a ir num lançamento de livro de um autor que não tenho nenhuma relação pessoal.

Hoje é aniversário do nobre João. E, é engraçado, mas acabei de lembrar que a primeira vez que fiz um bolo foi justamente para comemorar o aniversário dele no ano que mudamos para cá – só não lembro se o bolo era de caixinha, mas é bem provável.

Feliz aniversário nobre amigo!

2 comentários:

  1. muito bom! melhor que o garrafão de vinho e uma goiabada é a memorável exposição de orquídeas, me lembrei da passarela onde o sol ardente estava tímido perto dos ardentes beijos trocados por "casais" no mínimo estranhos.

    ResponderExcluir
  2. [...] sobre o meu amigo João na ocasião do aniversário dele e fiquei devendo alguns posts sobre peças que eu vi com [...]

    ResponderExcluir