segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Capitão América - O Primeiro Vingador



Assisti o Capitão América no sábado e me diverti bastante, o filme é bem bom mesmo, deixa o espectador muito empolgado para o filme dos Vingadores no ano que vem.

Fiz uma resenha sobre o filme para o UHQ, mas, como algumas opiniões não cabiam ali resolvi voltar para o blog - na verdade sobrou um pouco mais te tempo essa semana e vou voltar com o blog, tem muita coisa que eu tenho assistido/lido/feito que merece um comentário.

A coisa que mais que perturbou sobre o filme desde quinta-feira foram as resenhas que eu li. Como é possível um desfile de desinformação tão grande por jornalistas de meios de grande credibilidade? E não estou falando de falta de conhecimento de quadrinhos - não é obrigação de ninguém conhecer profundamente a trajetória do personagem nos quadrinhos, apesar que seria bem legal se os jornalistas que fossem criticar esse tipo de filme fizesse uma pesquisa ou pelo menos consultassem um nerd amigo antes de sair falando do que não sabem.

O grande problema está na falta de conhecimento geral dos jornalistas.

Primeiro: falar que o filme faz uma homenagem a Bastardos Inglórios (2009) do Quentin Tarantino é um desconhecimento tão grande de cinema e de ficção em geral que assusta.

Em determinado momento o Capitão América resgata um grupo de soldados que os fãs de quadrinhos sabem que é o Comando Selvagem chefiado por Dum Dum Dugan. O nome dos personagens não é falado em nenhum momento, mas os fãs sabem. Como a primeira “reunião” do Capitão com esses que vão se tornar seus companheiros de batalha a partir dali é em uma taverna, alguns jornalistas que só assistiram Bastardos Inglórios na vida toda decidiram que aquela cena era uma homenagem.

Veja bem, mesmo que você só tenha assistido dois filmes na vida (Capitão e Bastardos) e nunca lido nenhum livro ou quadrinho, é uma relação muito distantes.

- Os dois filmes são ambientados na Segunda Guerra? Sim, assim como milhares (!) de outros filmes e livros, e, Capitão América, se for seguir a origem do personagem tem que ser baseado na 2ª Guerra.

- Os dois tem uma cena em uma taverna/pub/bar? Sim, mas em contextos absurdamente diferentes.

- Os dois tem a reunião de pessoas para formar um grupo para combater algo a partir dali? Sim … mas até aí não tem nem como contabilizar quantos “team up” existem por aí. Mesmo que falasse só em militares o escopo seria muito amplo, mesmo que falasse só em segunda guerra, de cara, só para citar um, em Doze Condenados acontece isso (vale dizer que Bastardos tem muito mais a ver com Doze Condenados do que Capitão tem com Bastardos)

Ok, isso pode nem ser tão grave. Deixa a pessoa achar que tem uma relação tão íntima entre os dois filmes, pode até ajudar a vender como um filme mais adulto.

O que não dá para aceitar é dizerem que o filme tem um belo clima de “guerra fria”. PQP!!! Como assim Guerra Fria! O Filme se passa durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Não tem como uma Guerra ser mais “quente” que essa. O filme se passa justamente no período que antecede o que se chama de “guerra fria”.

Confundir o Comando Selvagem com uma homenagem a Bastardos Inglórios tudo bem, mas confundir Guerra Fria com Segunda Guerra, daí não dá.

Bom fora isso acho que vale uma escala de qualidade nesses filmes que vão formar os Vingadores. Pra mim, pro meu gosto, os filmes ficariam assim (do melhor para o pior):

Homem de Ferro 2> Homem de Ferro > Capitão América > Thor >> Hulk

Enfim, Capitão é bem legal, mas não assista 3D que é um grande desperdício.

Minha nota para o filme seria 4 de 5

----

Resenha no UHQ

Compre o DVD ou o Blu-Ray

Nenhum comentário:

Postar um comentário