domingo, 22 de abril de 2012

Aprenda a fazer pão

Praticamente todos os domingos faço um pão para assar na segunda cedo e comer no café da manhã da semana.

Fazer pão é uma atividade muito prazerosa, apesar de exigir um tanto de esforço.

Eu recomendo a todos pelo menos uma vez tentar fazer um pão - se não der certo na primeira vez insista - porque é quase mágico comer m pão feito por você mesmo usando apenas farinha, água e sal!

Essa receita ilustrada tem uns truquezinhos para melhorar que estão na sequência, se ainda restar alguma duvida é só perguntar!

Ah, essa é uma das receitas do Benjamin Abrão - dono de uma padaria famosa de São Paulo.

20120422-095959.jpg

20120422-100016.jpg

20120422-100028.jpg

20120422-100040.jpg

20120422-100047.jpg

20120422-100052.jpg

20120422-100059.jpg

Obs: O fermento citado é o levain, um fermento vivo que eu já passei a receita aqui
- uso sempre água gelada, porque o calor mata o levain;
- uso uma chapa grossa de metal no forno embaixo da assadeira para que o pão não fique superexposto ao calor e forme uma crosta muito dura embaixo.
-os desenho foram feitos por mim no app Paper da fiftythree para iPad

Se quiser saber mais sobre pão esse livro é uma ótima referência, adianto que é bem técnico: PÃO - ARTE E CIENCIA

5 comentários:

  1. Bem bacana! Não tenho muita experiência na cozinha, mas vou tentar fazer aqui.
    Sovar o pão é socar mesmo? É só bater? Como a gente sabe que está bom?

    Curti.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Então Liber, tem varias técnicas de sova, você pode só bater, vocé pode sovar em uma maquina, mas minha preferida - que aprendi numa palestra do Rogério Shimura - é que você tem que "rasgar" a massa. A ideia da sova é que você vai ajudar a massa a desenvolver o glúten e ficar elástica, então quanto mais vc forca pra rasgar a massa mais ela vai ficando elástica.

    ResponderExcluir
  3. Ah, sobre como sabe se está bom tem um tal ponto de véu, quando vc abre uma fina camada de massa - fina ao ponto de se ver através dela, mas que ela não rasgue.

    Mas é bem difícil chegar nesse ponto sem melhoradores de farinha ou uma farinha com mais glúten do que a do mercado. Sove com força, usando o peso do seu corpo, por 10 minutos e o resultado será satisfatório

    ResponderExcluir
  4. [...] eu faço me agrade. Eu quero desenhar bem para quando tiver uma ideia (como essa do Dragão ou da receita de pão) por no meu blog. Quero desenhar o suficiente para ilustrar um post no blog, ou fazer uma graça [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] um grande fã de pães (fiz até essa receita ilustrada aqui) e, quem mora em são paulo, tem várias opções para conhecer os mais diversos pães possíveis [...]

    ResponderExcluir