segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Vingadores/The Avengers

20120430-221214.jpg

Assisti Os Vingadores duas vezes já, e digo que veria fácil mais uma vez.

Os Vingadores obviamente não é o melhor filme do ano - algum drama ou comédia indie sempre vai existir para arrebatar esse título - mas certamente é o filme espetáculo de ação da década.

Esse lado espetáculo é justamente o que justifica a ida ao cinema. Por mais que as pessoas tenham TVs de altíssima definição, a magnitude das cenas de ação desse filme pede uma tela gigantesca com um puta som e justifica, inclusive, o 3D - que normalmente não é tão legal quanto as distribuidoras fazem parecer. Eu, por exemplo, assisti o filme no IMax e depois vi em um 3D convencional do cinemark e é nítida a desvantagem que o 3D convencional leva. O Imax te coloca dentro de todas aquelas cenas de ação gigantescas e te faz vibrar com o som potente na medida certa. Não tenha dúvida, o tanto a mais que custa o Imax nesse caso é plenamente justificado.

//
//

Agora vamos ao filme em si. Primeiro tem que ser dito que o grande mérito dessa mega produção foi o planejamento e a aposta a longo prazo da Marvel nesses personagens. Cada filme que veio antes preparando o terreno (Homem de Ferro 1 e 2, Hulk, Thor, Capitão América) não só fez o trabalho de contar as didáticas e sempre necessárias origens dos personagens como ajudou a engrossar o orçamento que seria apostado nesse megaevento.

Com isso Os Vingadores pode partir direto para a ação e as cenas de ação foram feitas com toda a grandiosidade necessária para dar verossimilhança em uma batalha gigante que acontece no centro de Nova York - e vamos combinar que uma coisa é você criar um mundo inteiro e fazer isso funcionar, como Avatar, e outra é você fazer uma invasão alienígena sendo combatida por super-heróis coloridos na maior metrópole do mundo parecer extremamente plausível.

A melhor definição que se pode fazer do filme para um fã de quadrinhos é que é a transposição para tela das mais grandiosas páginas duplas que você encontraria em quadrinhos de super-heróis.

Tem alguns comentários de amigos que fazem muito sentido:

- O filme é para moleques de 12 anos (e para fãs de filmes de ação), mas quadrinhos de super-heróis são exatamente isso, coisas para moleques de 12 anos! Ou seja, é uma adaptação perfeita;

- Como disse Ricardo Malta no seu Twitter, "Os Vingadores é o filme que eu queria ver desde que tinha 12 anos!"

-Como nerd senti a falta do grito: Avante, Vingadores!, mas entendo que não caberia em nenhum momento isso, ficaria ridículo demais.

Sobre os personagens, os grandes destaques ficam para o Homem de Ferro e para o Hulk. O Homem de Ferro, quem viu os filmes anteriores sabe porque ele rouba facilmente qualquer cena, agora o Hulk é uma grata surpresa. Mark Rufallo, o único ator que foi substituído dos filmes - o Hulk que faz parte dessa cronologia cinematográfica é o Edward Norton - está perfeito como Banner e o Hulk, bem basta dizer que finalmente ele tem inimigos poderosos e grandiosos o suficiente para realmente "esmagar" como só ele sabe fazer. (gostei tanto do Hulk, que além de ter grandes cenas de ação tem duas GAGs que derrubam o cinema, que fiz esse desenho dele que ilustra esse post, a título de curiosidade o desenho foi feito no Paper da fiftythree).

Não vou falar sobre a cena final e aconselho aos leitores de quadrinhos evitarem a todo custo informações sobre ela, pois é uma surpresa muito filha da puta - só um palavrão descreve o sentimento nerd que brota em você na surpresa que é a cena final. Aliás vale pedir que corte-se a cabeça de todo e qualquer jornalista, blogueiro ou comentarista de plantão que na sua resenha contou o que acontece na cena.

Ah, para fechar vale dizer que nas duas sessões que eu assisti o público bateu palmas para o filme, isso já é um bom indicador do sucesso de público, que, para filmes como esse, é o sucesso que realmente importa.

Se você não viu nada até agora, a ordem cronológica dos filmes é:
Homem de Ferro - DVD / Blu-ray
Hulk - DVD / Blu-ray
Homem de Ferro 2 - DVD
Thor - DVD / Blu-ray
Capitão América - O Primeiro Vingador - DVD / Blu-ray

e... Vingadores também já está a venda

Se você quer ver alguns quadrinhos que inspiraram o filme, dê uma busca na Banca 2000. Recomendo Supremos, Thor - Em nome do Pai e as bibliotecas históricas dos Vingadores

Update: fiz um desenho novo do Hulk, no anterior tinha feitio contorno em verde, nesse experimentei o preto

20120501-225045.jpg

Um comentário:

  1. [...] fã isso é bem legal, para uma pessoa que foi atrás de um filme de ação carregado pela vibe de Vingadores, talvez não seja o que estava [...]

    ResponderExcluir