terça-feira, 22 de maio de 2012

Batman Ano Um

Assisti ontem a versão animada do Batman Ano Um.

Confesso que achei beeem mediana, inclusive abaixo da qualidade de algumas outras animações recentes da DC/Warner.

Pra quem já conhece a história - acho que todo mundo em algum nível conhece a história do órfão milionário que usa sua fortuna e treinamento em artes marciais para combater o crime e vingar a morte dos pai -, mas pra quem conhece a história com uma certa "profundidade" - já leu algumas versões da origem do Batman, ou o próprio Ano 1 do Frank Miller - a única novidade, que nem é tão nova assim, é um enfoque maior em James Gordon antes de ser comissário de polícia de Gotham.

No desenho a luta de Gordon contra a corrupção policial ocupa tanto ou até mais tempo que a ascensão do Batman.

Acho que o maior problema é que o desenho tem uma cara de versão para idiotas de Batman Begins - que nem é tão complicado assim.

Outra coisa que eu não gostei foi o esquema para agilizar produção que eles fizeram com os olhos dos personagens. Eles simplificaram o desenho dos olhos não traçando a pálpebra inferior. Até aí tudo bem, fica visualmente legal no preto e branco, eu mesmo muitas vezes não desenho ou a pálpebra superior ou a inferior porque funciona bem na estilização. O problema é que sem o desenho desse delimitador fica complicado você fazer uma colorização digital rápida dos personagens, porque o programas precisam saber onde para a cor da pele e começa o branco dos olhos, daí você tem duas opções: tem o trabalho de delimitar manualmente os brancos dos olhos ou partir para o foda-se e mandar olhos cor de pele.

O resultado é parecido com esse sketch que eu fiz:
Jim and Batz
Nada contra a estilização, mas, acho que ou você opta pelos olhos sem pálpebras - só as bolinhas pretas como muitos desenhistas ótimos trabalham, ou você, no caso do desenho colorido, você precisa separar o branco dos olhos caso opte por desenhar uma ou as duas pálpebras.

É claro que isso é algo muito pessoal, me incomodou o resultado vendo o desenho, mas acredito que não incomode a maioria das pessoas.

Caso interesse, compre aqui os DVDs:

Batman Ano Um

Batman Begins

Batman Cavaleiro das Trevas (esse sim, baita filme e está com preço ótimo)

Batman - A série Animada Completa (a famosa série do Bruce Timm, uma das melhores adaptações do Batman para a TV, o estilo desse desenho até hoje influencia as animações da DC, inclusive influencia essa Ano Um, e, a partir dessa série fantástica, criou-se todo um Universo DC Animated que culminou na sensacional Liga da Justiça - que até hoje carece de uma versão completa de DVDs, um daqueles famosos buracos que te obriga a partir para a pirataria virtual.)

Os quadrinhos, é claro, você acha com bons descontos na Banca 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário