quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cerveja Colorado

Eu gosto muito de cervejas, mas não gosto de falar sobre. Cervejas, vinhos, cafés e todas essas coisas que se criou um a complexa análise especializada em cima em que os experts realçam notas sutis de sabor ("carvalho rosa do norte, com cacau, nectarinas e um toque de charuto"?!?) não fazem muito sentido para mim. É claro que um sabor ou cheiro muito destacado, ou pelo menos uma tendencia (mais ou menos doce, frutado, amargo etc)  qualquer um nota. Contudo o longo discorrer sobre as sensações e as ligações daquilo com a longínqua memória de uma infância perdida não são minha praia.

Mas como eu gosto muito de cerveja "especiais" e estou sempre experimentando cervejas diferentes acho que faz sentido falar um pouco disso para incentivar as pessoas (maiores de 18 anos, sem problemas de saúde ou etc) a conhecer também a diversidade dessa bebida.

Acho que um bom rótulo para começar é a Colorado.

Uma cerveja nacional que conquistou um espaço e abriu caminho pra várias outras. Pelo que me lembro até algum tempo atrás você não encontrava toda essa variedade de cervejas nas prateleiras dos mercados, uma ou outra importada mais conhecida e as cervejas industrializadas. Algo diferente só nos empórios especializados.

Depois veio a Baden Baden que saiu de Campos do Jordão e levou vários estilos de boas cervejas para as prateleiras (minha Baden Baden preferida é a Golden, com um pegada forte de canela).

Na esteira vem a Colorado, com seu rótulo de ursinho e suas receitas mais ousadas (como a adição de rapadura ou mel).

Colorado é uma cerveja exemplar, vai bem em todos os estilos e ainda produz algumas cervejas sazonais espetaculares.

Pra quem nunca tomou uma cerveja especial é melhor começar pela Cauim, a pilsen deles, por ser mais leve e mais próximo de uma cerveja "normal", mas o baque para quem nunca experimentou uma cerveja dessas sempre é grande, pois sempre são cervejas "pesadas" - na verdade não é que elas sejam pesadas, mas que as "skolls" da vida são aguadas e feitas para te induzir a tomar dezenas de latas.

Uma cerveja Colorado é mais cara, mas não é feita para tomar dúzias em uma tarde.

Todas elas são imperdíveis, mas, no momento, minha preferida é Vixnu, uma sazonal super potente e com um maravilhoso e intenso aroma de maracujá.

Um comentário:

  1. Cara, só para alertá-lo que o link para meu blog é www.elcerdo.com.br
    Vi que tu assinou os feeds, mas era do link antigo.

    ResponderExcluir