sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bakuman

Tinha bastante gente elogiando muito Bakuman, um mangá de Tsugumi Ohba (roteiro) e Takeshi Obata (arte) - os mesmos autores de Death Note- aliás eu li primeiro Bakuman e por conta dele resolvi tirar o pó do Death Note que eu tinha guardado na estante.

Eu relutei um pouco para ler Bakuman, sou resistente a essas histórias sobre quadrinista, ou romances sobre escritores, ou filmes sobre diretores, todos parecem ter muito a mesma toada da vida dura para ter sucesso e tra-lá-lá.

Pra ser sincero, Bakuman no fundo tem essa coisa do sofrimento para realizar seus sonhos, contudo, aqui a técnica narrativa, todos os elementos típicos de mangás funcionam tão bem e impulsionam tanto a história que ela fica quase irresistível.

A primeira coisa que tem que ser dito sobre Bakuman é que os autores estão muito, mas muito melhores do que em Death Note. O desenho - que já era bom - está superior e o texto está com um ritmo perfeito, com uma história muito ágil, muito funcional e que te faz se empolgar com algo que deveria ser extremamente chato - dois adolescentes trancados em um estúdio criando um mangá.

Fora isso, Bakuman tem uma sacada que o torna obrigatório para todos que gostam de mangá: ele mostra como funciona a redação da Shonen Jump - uma das revistas mais populares do Japão.

Nessa série descobrimos coisas curiosas sobre esse mundo. Por exemplo eu nunca tinha parado para pensar porque os personagens de mangás são tão estilizado e os cenários tão realistas e complexos. Lendo Bakuman entendi que os autores produzem 19 a 26 páginas por semana e, para dar conta dessa quantidade absurda, o autor desenha apenas os personagens e marca os cenários que são efetivamente desenhados por um grupo de assistentes que usam vários livros de referências para copiar prédios, ruas, áreas internas, etc.

Ou seja, cada autor é um "estúdio" de produção e chega a ser normal no começo da carreira os mangakás terem algum prejuízo com a produção até conseguir um hit que dê certa estabilidade com republicações e um sonhado animê.

Depois da parte mais "didática" - como se produz um mangá, como é decidido se ele vira série, se continua sendo publicado ou não, o papel do editor, etc - Ohba parte para um curioso lado metalinguístico. Entre os personagens coadjuvantes estão um grupo de mangakás iniciantes e cada um deles está trabalhando em um estilo diferente. Então quando ele está falando de uma mangá de comédia romântica, a vida dos personagens vira uma comédia romântica, quando ele fala de inserir humor nos mangás ele coloca uma piada na história e por aí vai.

É óbvio que cabe aqui a ressalva de que é um mangá para garotos. Então não vá esperando algo muito complexo e brilhante, mas sim um mangá bem interessante, bem divertido, com ritmo e desenho de primeira.

Tem duas resenhas minha no UHQ sobre o mangá por enquanto, da edição 3 e da 4.

Ah, no Brasil o mangá está saindo pela JBC e todos volumes estão a venda na Banca 2000 e com desconto, então aproveite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário