quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha

Assisti ontem o filme, em IMAX 3D para ter a "experiência completa".

Gostei bastante do filme. Como fã do Aranha, principalmente como fã das antigas do personagem não há o que reclamar. Contudo, se for analisar como filme, bem... aí é fácil chegar a conclusão de que não é um filme tão bom.

Acho que o que mais me veio a cabeça quando assisti é que é se trata de um filme fora do seu tempo. O roteiro é bem bobo, bem inocente, tudo é muito conveniente, "limpinho", lembra muito as histórias escritas por Stan Lee lá nos anos 60 - de novo, para fã isso é bem legal, para uma pessoa que foi atrás de um filme de ação carregado pela vibe de Vingadores, talvez não seja o que estava esperando.

Aliás, a expectativa de um filme de ação pode frustrar muita gente. Tem que se lembrar que é um filme do Marc Webb (500 dias com Ela), então ele foca muito na vida adolescente de Peter, demora mais de uma hora para se começar a ter alguma ação e quando se tem não é nada tão "espetacular".

Inclusive, não há nada ali - salvo o som que sempre fica melhor no IMAX - que justifique nem o 3D, nem o IMAX, pelo contrário, em alguns momentos a tela de maior definição expõe a fragilidade dos efeitos especiais não muito elaborados.

O ritmo do filme - também a mão do diretor e também fora do seu tempo - tem uma pegada de clips da MTV dos anos 90 - da mesma forma que é 500 dias.

Do resto o elenco é bom, Andrew Garfield está muito bem no papel, parece bem jovem; já Emma Stone apesar de estar bem no filme aparenta ser um tanto mais velha do que deveria e - isso é totalmente implicância minha - tem cenas que ela parece ter os olhos maiores que o rosto, tem todo o design de um personagem de mangá. Eu gostei muito da presença de Denis Leary (de quem eu já era fã pela série Rescue Me) como Capitão Stacy, aliás o personagem foi muito bem aproveitado no filme.

Algo que não me agradou foi o visual do Lagarto, achei que a escolha deixou ele com uma cara de um homem dentro de uma roupa de borracha, preferia que ele tivesse aquele focinho mas parecido com lagartos como nos quadrinhos.

Agora dois comentários mais específicos - não são exatamente spoilers fortes, mas se quiser evitar pare aqui:

- Cena em que o operador de gruas que teve o filho salvo pelo Aranha alinha as gruas de NY para ele ter um caminho livre para balançar até a Oscorp é o ápice da "bobice" do filme, eu tinha certeza que em algum momento iam acender um letreiro: "Go, Spidey!!";

- A cena Hitchcock, com direito a trilha Hitichcockiana ficou bacana - apesar de "bobinha";

- O último frame do filme é idêntico à milhares de capas de HQ com o Aranha balançado e uma dúzia de pombas revoando atrás dele;

- Achei a cena pós crédito um pouco anti-climática. Fala-se tanto do Osborn estar doente e próximo da morte durante o filme que eu esperava uma aparição mais enfática dele. Esperava que ele aparecesse em uma coletiva de imprensa se mostrando recuperado graças ao trabalho dos cientistas da sua empresa.

- Gostei que o personagem nem ficou tão pesado com o drama da morte do tio e nem tão stan-up comedy no combate ao crime, aliás a motivação dele para combater o crime funcionou até melhor que o eterno peso do "Com grandes poderes..."

É isso, no geral, gostei muito do filme, mas entendo quem diga que ele é um filme ruim.

PS.: Parece que tem uma série de comentários no twitter reclamando de pessoas que não entenderam porque a Mary Jane está loira nesse filme (SIC). Mauricio Muniz falou muito disso no twitter dele. Olha, eu entendo o lado das pessoas não leitoras de quadrinhos. A triologia anterior que consagrou a MJ como namoradinha do Aranha não só é muito recente como é reprisada constantemente na tevê, então nem é tão grave assim a confusão - é lamentável, ok, que as pessoas tenham um déficit de atenção tão grande a ponto de nem prestar atenção no nome do personagem no filme, mas é compreensível.

- A trilologia anterior do Aranha está a venda por um preço muito bom na Cultura R$ 39,90 pack com os 3 DVDS e R$129,90 os 3 blu-rays

Nenhum comentário:

Postar um comentário