terça-feira, 22 de julho de 2014

Dica de Ilustrador: Johannes Helgeson

Esse artista que trabalha principalmente com concept art digital apareceu no meu facebook esses dias e achei que o blog dele merecia uma menção, não só pelas artes que são bacanas, mas por ele mostrar bem o processo  de estudo. 

Abaixo tem algumas artes "finalizadas" e outras que são uma série de processos de construção. Algo bem interessante de ver são dois "gifs" que tem sobrepondo os passos principais da pintura digital dele, dando uma boa noção de como ele trabalha. 

Quem pinta com tinta de cobertura vai perceber que o processo dele no digital é muito semelhante a pintura tradicional, tanto que o resultado não é todo recortadinho, bonitinho e sim algo que efetivamente parece uma pintura.

Vou comentar alguns dos processos abaixo e você pode ver mais conteúdo aqui no blog dele



Essa sequência abaixo é uma releitura digital de um quadro do John Singer Sargent (um pintor clássico que em breve eu comentarei também nessa seção).
Note como ele começa com o desenho bem "blocado" marcando as linhas e criando 3 planos principais.


Depois ele passa por uma pintura mais geral, colocando as cores básicas, dando o volume principal sem definir muito, tudo com "pinceladas" digitais grandes.


Agora ele já começa a definir mais, acrescentar os detalhes e iniciar a finalização de tudo.


No caso ele deixou o rosto para o final. Obviamente o efeito não é igual o de uma pintura com tinta, lembra um pouco o giz pastel, mas tem tem seu charme.



Essa sequência eu separei para mostrar a estilização que ele faz. Note que não é um desenho "realista". O traço geral é mais na pegada do cartum (obviamente com uma pintura mais orgânica do que o cartum tradicional). Mas veja (especialmente nos desenhos que tem a foto original do lado, como ele estiliza mantendo muito a sensualidade. O desenho fica com cara de desenho, mas captura a sensação da foto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário