quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Let´s duet

Assisti ontem no TucaArena o espetáculo Let´s Duet

Fiquei sabendo do espetáculo pelo canal dos Barbixas no Youtube que publicaram o vídeo que está no final do post e fiquei interessado porque eu era grande fã do extinto Tangos e Tragédias (dupla cômico musical que se encerrou com a morte de  Nico Nicolaiewsky, leia mais sobre aqui).

Antes de mais nada, vale falar um pouco sobre a semelhança clara entre os dois espetáculos. Ambos são feitos por uma dupla cômica de dois músicos clássicos que releem alguns sucessos populares inusitados e apresentam de composições próprias. Além disso, o próprio figurino remete ao Tangos. Em um momento, quando eles tocam acordeom e violino (os mesmo instrumentos do Tangos) eu quase achei que ouviria novamente a Aquarela da Sbornia. 

Dito isso, vale deixar claro que, independente das semelhanças e inspirações que existem, Let´s Duet tem uma trama é um propósito único, inteligente e divertido. 

Na história  Daniel Tauszig e Leonardo Padovani são os únicos discípulos do falecido Maestro Dobromier Malitchewsky e fazem o show como uma homenagem ao grande maestro (presente em uma urna no centro do palco e com suas cinzas espalhadas em pequenos frasquinhos entregues para a platéia).

O espetáculo é alinhavado por uma narração muito divertida e a participação de um mordomo que organiza os objetos de palco (interpretado por Gustavo Miranda Ángel que também dirige a peça).

Mais do que uma grande ideia, Let´s Duet cativa pelo trabalho físico cômico (um belo trabalhao de clown) de Daniel e Leonardo, pela habilidade musical deles de tocar e se movimentar no palco e a surpreendente sincronia da performance dos dois.

Me diverti muito vendo Let´s Duet e recomendo tanto para os fãs com saudades de Tangos e Tragédias quanto para quem nunca teve a oportunidade de conhecer essa dupla icônica da comédia musical brasileira. 

Mais informações sobre as datas, preço e forma de comprar ingresso aqui no site do TUCA.







Compre vários produtos com minhas ilustrações aqui

16 comentários:

  1. Para mim, isso é plágio, puro e simples, ainda mais que o diretor e os atores tiveram a cara de pau de dizer que nunca ouviram falar em Tangos & Tragédias. Menos.... Para mim, isso é caso de polícia.
    Ignácio - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse no post, eu já assisti tanto Tangos quanto Let´s Duet e, ao mesmo tempo que são espetáculos próximos, são espetáculos diferentes.

      Acredito que a maioria das pessoas está se baseando unicamente no vídeo de divulgação deles que sim, parece muito com Tangos (e olha quem nem é o momento em que eles mais se parecem Tangos)

      Em uma das cenas finais do espetáculo, em que os dois tocam os mesmos instrumentos de Tangos e brigam pelo holofote, eu praticamente me senti feliz com a oportunidade de rever aqueles encarnados ali os dois atores/músicos que eu gostava (tenho inclusive um CD autografado de Tangos).

      Agora, é preciso dizer que Let´s Duet é sim um espetáculo diferente de Tangos, o lance físico, a comédia corporal de Let´s Duet usando várias técnicas de clown, tornam os músicos em presenças distintas do que foi Tangos.

      Então é isso, não gritem “plágio”, “crime”, etc sem antes ver Let´s Duet e, entendo até o diretor dizer que não conhecia Tangos e Tragédias, mas infelizmente ele não pode negar as grandes semelhanças, então deveria abraçar mais isso. (pra quem tiver curiosidade esse blog fala um pouco mais sobre a polêmica http://wp.clicrbs.com.br/blogerlerina/2014/09/09/a-volta-do-tangos-tragedias-so-que-nao/?topo=13,1,1,,,77)

      Excluir
    2. Tá... Agora explica pra mim por que eles botaram o vídeo de divulgação da peça no privado? Por que negaram conhecer Tangos e Tragédias, sendo que no perfil do Daniel ele dizia ser fã do T&T. Puxa, foi coincidência! Não conhecemos o T&T. É muita desonestidade! Ficaria muito mais bonito e elegante se tivessem prestado uma homenagem, né?

      Excluir
  2. Casualmente os caras vendem o espetáculo com fotos que remetem exatamente ao T&T, tanto que geraram essa reação toda. Só isso já faz com que eles queiram se valer do sucesso do Tangos e da lacuna deixada pela morte do Nico. Sendo bem condescendente e querendo achar que não é plágio: no mínimo é coisa de urubu. Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi o clipe de Let´s Duet eu imediatamente pensei: nossa, alguém está fazendo algo como Tangos e Tragédias, quero muito ver isso.

    E fui muito feliz por fazer isso e encontrar um espetáculo que é diferente de Tangos e que é muito bom.

    Acho uma pena que as pessoas se apressem tanto em ofender gratuitamente.

    Meu blog tem pouquissímos comentários e de repente um post é comentado movido puramente por uma raiva mal direcionada.

    É uma pena isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles dissessem que se inspiraram em T&G para montar seu espetáculo, seria algo muito bacana. Não duvido que o trabalho dos caras seja bom, já que a fonte de inspiração deles é bem clara. Me conta que o rapaz do violino não é a caracterização perfeita do Hique Gomes. Só quem acabou de sair de um coma profundo de mais de trinta anos poderá, talvez, não saber o que é Tangos e Tragédias. De resto, para mim, fica a eterna desconfiança lavrada em cartório.

      Excluir
  4. Claro que oroteiro e atuação podem ser diferentes do Tangos mas o resto é igual, inclusive ouso dizer que se valeram da morte do Maestro Nico para esta ideia da morte do maestro deles. Horroroso plágio.

    ResponderExcluir
  5. Se quiseres só comentários a favor não põe link para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra constar, todos os comentários são bem-vindos, mas é legal se identificar quando comenta.

      Excluir
  6. Ninguém plageia uma música inteira, porem 7 notas iguais já configuram plágio, não?

    ResponderExcluir
  7. Pode comentar contra ou a favor o quanto quiser, sem problemas.

    Só quero reforçar: Eu sou muito fã de Tangos e Tragédias, vi duas vezes o espetáculo deles, tenho cd autografado e tudo mais.

    Por conta dessa semelhança fui ver Let´s Duet - não conheço nenhum dos atores, nenhum envolvidos de forma alguma eu vi um clipe no youtube e quis ver.

    E eu, como fã de tangos e como uma pessoa que efetivamente assistiu o espetáculo, digo que é sim uma peça muita boa e pra mim isso que importa.

    O teatro é extremamente efêmero, nunca mais poderei ver Tangos e Tragédia, infelizmente ninguém nunca mais poderá. Fico muito feliz por poder ver alguém que segue a linha deles e ainda mantém uma individualidade com qualidade.

    ResponderExcluir
  8. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.

    O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

    ResponderExcluir
  9. Acho falar de plágio nos dias de hoje muito complicado, porque a gente vai voltando no isso é plágio disso e vai achar a ideia original só lá na pré-história.

    Independente disso, se alguém sentiu seus direitos violados deve sim perseguir isso na justiça, eu, na condição de espectador, sem poder de polícia, sem ser parte ofendida, gostei de Let´s Duet e recomendo sim. É uma peça muito boa

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela sua atitude de ir assistir o espetáculo , ao invés de ficar acusando sem nem saber do que se trata. Sou fã do Tangos e Tragédias, assisti duas vezes no teatro e acho a entrevista deles do Jô a melhor que já vi. Assisti o Let's Duet e acho o trabalho dos caras sensacional.Quem vê claramente sabe que é outra proposta, totalmente diferente.Um espetáculo de altíssimo nível. Azar de quem perde tempo falando mal e perde a oportunidade de assistir e se surpreender com o talento dos caras...

    ResponderExcluir
  11. uma cópia descarada de um trabalho primoroso e bacana. isso é Crime!

    ResponderExcluir
  12. Plágio total! Só demonstra falta de criatividade dos autores. Não pagaria para ver isso. :(

    ResponderExcluir