quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Henshin! Mangá 1

A JBC teve uma iniciativa fantástica de fazer no Brasil um concurso de mangás e publicar uma revista mix com os cinco melhores. 

Isso é muito comum no Japão e vários artistas hoje famosos começaram assim, publicando uma história em um concurso e seguindo carreira. 

É claro que o mercado brasileiro talvez não comporte uma série nacional, talvez nem mesmo uma revista mix nacional, mas não custa esperar que dessa iniciativa saiam outras experiências bacanas. 

Do grupo de histórias que saiu obviamente todas tinham o que melhorar, algumas faltou roteiro, outras faltou desenho. Algo legal da revista são os comentário do juri após cada história. Fabio Yabu, Cassius Medauar e Arnaldo Oka apontaram os pontos fortes e fracos de cada HQ e é legal terminar de ler a história e ver se a opinião deles bate com as suas. Eu particularmente gostei muito dos comentários criteriosos do Oka.

É claro que as cinco HQs têm muitas qualidades, caso contrário não seriam publicadas, mas, já que a própria revista de oferece um link para rankear as histórias eu fiz meu ranking comentado aqui também. 

1º Starmind (Toppera e Ryot) - sem dúvida a melhor HQ da revista. Humor nonsense, com uma arte muito boa e muita ação bem contextualizada.

2º [Re]Fábula (Nameru Hitsuji) - uma releitura muito curiosa de uma fábula sobre os signos do zodíaco e a eterna briga entre o gato e o rato. O desenho tem uns momentos meio confusos - algum nível de amadorismo na arte-final, provavelmente

3º Entre Monstros e Deuses (Pedro Leonelli e Dharilya) - os jurados parecem ter gostado mais do desenho dessa HQ do que de fábulas, mas pra mim não agradou tanto, não é uma questão do desenho em si, mas algo na arte-final parece que não ficou tão bacana, mas é uma boa história.

4º Crishno: O Escolhido (Francis Ortolan e Lielson Zeni) - sou suspeito em falar porque sou amigo do Lielson. A HQ é boa, mas ela destoa muito do conjunto. O desenho tem um fundo de mangá, mas o mangá de humor, com menos detalhe, então acaba destoando do conjunto. De todas talvez seja a história mais fechadinha. Apesar de não ser nenhuma novidade brincar com clichês narrativos, é uma história divertida.

5º Quack (Kaji Pato) - esse é um caso curioso. É de longe a melhor arte da revista, arte profissional mesmo de mangá, e ao mesmo tempo tem um roteiro tão fraquinho que acaba sendo jogada para o último lugar. A HQ parece uma sinopse de uma história longa e não uma história fechada como é proposto pelo concurso, mas a arte redime o autor. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário