terça-feira, 28 de outubro de 2014

Master Chef

Não sou dos grandes fãs de reality shows, mas entendo a atração por eles, principalmente os que são em formato de grandes disputas. 

A edição e a direção desses programas no geral são feitas para instigar o espectador, criar simpatia com alguns competidores, antipatia com outros. É um trabalho bem feito que fisga fácil quem assiste e te pega pelo emocional muito rapidamente. 

Como eu gosto muito de comida comecei a ver o Master Chef da Band e o programa é bem legal. 

Eles acharam um elenco de jurados bem bacanas, bons, simpáticos. Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella não são só bons cozinheiros (eu já visitei o Cão Veio, pub do Fogaça, e o La Guapa, restaurante de empanadas da Paolla, e vi que eles tem muita atenção com os detalhes e entregam uma comida ótima), são bons de câmera e parecem bem justos e coerentes no julgamento.

Também tem o lado da sorte na questão dos cozinheiros amadores que se candidataram ao programa terem um perfil interessante e bem heterogêneo.

É claro que por ser um jogo tem momentos extremamente cruéis, onde se testa não só a habilidade do cozinheiro, mas também a capacidade dele de "derrubar" os competidores que ele acha melhor, mas isso faz parte. 

Outra questão é que a pessoa entra no programa como amador, mas tem que sair de lá um profissional. O programa não é uma escola, mas eles tem que correr por fora e aprender com os erros deles e dos outros.

O julgamento dos juízes sempre é pensando se aquele prato poderia ser servido em uma restaurante de alta gastronomia. Pode parecer difícil, mas é necessário esse critério porque o programa tira essa pessoa do anonimato e a lança como profissional (além da publicidade o programa dá ao vencedor dinheiro, publica um livro e dá um curso de culinária em uma das melhores escolas do mundo). 

É claro que nem tudo é perfeito. O programa tem que ser viável comercialmente, então depende das cotas de patrocínio que obviamente nem sempre são compatíveis. Por exemplo, você está vendo os caras preparem pratos maravilhosos e no comercial tentam te convencer de que salsicha Seara é algo que preste. 

Ou em um episódio que levaram o dono da Cacau Show e os participantes tiveram que fazer um doce com chocolate Cacau Show. Veja, Cacau Show não é ruim, é um chocolate passável, melhor que quase tudo que a Nestlè produz no Brasil, mas para o nível de exigência do programa não é um ingrediente compatível.

Além disso tem a Ana Paula Padrão que fica lá no papel de um objeto de cena de luxo já que o "apresentador" quase não tem função na história.

De qualquer forma é um programa que eu tenho acompanhado e pretendo continuar assistindo até o final. 

O programa é exibido na Band as terças as 22h45 (tudo que é minimamente interessante na TV aberta passa em horário completamente impraticáveis, só pra quem quer mesmo assistir) 

Quem perdeu o que passou até aqui dá pra ver no youtube, é claro que é bom ficar ligado porque o conteúdo no youtube é ilegal e a Band pode tirar a qualquer momento, mas espera-se o bom senso da emissora fazendo vista grossa pra isso já que não oferece um horário melhor para as pessoas assistirem, se eu fosse da Band colocaria o programa inteiro no youtube, faturaria com adsense e cobraria um extra do merchan virtual, mas sempre é muito mais complexo que isso, infelizmente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário