quinta-feira, 28 de maio de 2015

Penadinho - Vida

Antes de mais nada acho justo dizer que não sou fã dos Quadrinhos A2 do casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko.

O desenho dos dois é ótimo, é superfofinho, bem dinâmico, narrativa visual boa, mas histórias autorreferentes me cansam, principalmente uma vida "normal" ou a grande aventura ser o artista indo no FIQ autografar o volume anterior da HQ. 

Eu até questionava a princípio se eles conseguiriam fazer uma história legal, eu sabia que ia ser bonito visualmente, mas não esperava uma história boa. 

Talvez isso tenha ajudado, porque sem dúvida eu terminei achando Penadinho - Vida a melhor das Graphic MSP publicadas até agora.

Penadinho é uma HQ absurdamente honesta, sem aquela pretensão meio de fanzineiro de "contar a história/origem/morte nunca antes contada do personagem que marcou minha infância". 

Nessa linha eu achava que ninguém superaria o Pavor Espaciar do Gustavo Duarte ou a versão super-herói do primeiro Astronauta de Danilo Beiruth, mas o Crumbim e Eiko mandaram muito bem e contaram em poucas páginas uma aventura muito épica. 

Eu sou fã dessas histórias com ritmo épico, na pegada de aventura de busca, onde tudo dá errado e tem aquele puta momento cheio de emoção em que uma solução mágica ou um personagem foda vem e resolve tudo.

É uma fórmula? Sim, é, mas é uma fórmula que eu adoro e Penadinho - Vida prova que isso funciona bem ainda. Lendo a HQ eu tive a sensação de ter lido uma HQ de 240 páginas, cheia de aventura e até com trilha sonora. (aliás tá a HQ é um storyboard prontinho pra virar animação, quem sabe, né?)

Desenho impecável, narrativa visual impecável, é uma aventura de "terror" fofinha.

Pra mim teve um único furo na ordem narrativa, tem um momento lá no fim da história que poderia ter vindo imediatamente antes do grande pico de empolgação da aventura para valorizar tudo ao máximo - seria mais um reforço na fórmula do épico - mas é impressionante que a HQ é tem esse pique tão lá no alto que mesmo pra isso você nem dá bola quando está lendo. 

Vale a pena, se você é fã de Mauricio ou não, se você gosta dos Quadrinhos A2 ou não. É uma bela HQ, uma das melhores aventuras infanto-juvenis que eu vi esse ano.

Compre aqui na Livraria Cultura; ou na Saraiva ou na Travessa









Nenhum comentário:

Postar um comentário