segunda-feira, 8 de junho de 2015

Eggs benedicts (Ovos beneditinos) - receita completa incluindo o pão

Quem assisti o MasterChef na Band deve ter visto a prova que eliminou alguém na semana passada que era reproduzir uma receita clássica os Eggs benedicts.

Esse prato é um dos clássicos dos café da manhã americanos (tá mais para o Brunch, aquele misto de café tardio e almoço antecipado) e ele é cheio de mística - tanto na história de origem que são várias - quanto no processo para fazê-lo que envolve um tanto de técnica e esforço.

Eu quis tentar reproduzir a receita, só que como eu tenho uma queda para pães quis fazer inclusive o meu pão. 

Estou postando aqui mais para o meu arquivo pessoal, mas quem quiser se aventurar, é tranquilo de fazer e qualquer dúvida poste nos comentários. 

Para uma receita americana eu acho que combina bem uma fatia grossa de brioche, então cacei, adaptei e testei uma receita que funcionou perfeitamente. (aliás o brioche é um pão delicioso, reserve umas fatias e teste ele embebido em um ovo batido e depois tostado na frigideira e coberto com uma camada generosa de nutella, é uma perdição que é servida nos cafés da manhã do Achapa)

A receita original está aqui no site dos Destemperados.

A minha versão é essa:

Brioche
Ingredientes

(essas medidas são para uma assadeira daquelas de bolo inglês

1/2 sachê de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
100g de manteiga (de preferencia sem sal) em temperatura ambiente
1 ovos
3 gemas
120 ml de leite
320g  de farinha de trigo
Para pincelar: 1 ovo


1. Em uma tigela, com a ajuda de um fouet ou uma colher misture a manteiga (se não estiver a temperatura ambiente (com a textura de uma pomada não dá certo)), o ovos, as gemas, o leite e o açúcar. Por último, depois que a mistura estiver homogênea, dissolva o fermento e misture bem.
2. À parte, peneire a farinha de trigo e misture com o sal (peneirar sempre é importante para oxigenar a farinha).
3. Acrescente a farinha aos poucos a mistura de ovos, vá misturando com ajuda de uma colher de pau até incorporar toda a farinha e depois sove até que a massa solte das mãos (nessa etapa se você tiver uma máquina de pão, pode usá-la para fazer o trabalho pesado).
4. Faça uma bola e cubra com um pano, deixando crescer até dobrar de volume (aproximadamente 2 horas).
5. Abra delicadamente a massa em uma superfície retangular polvilhada de farinha. dobre a massa em direção ao centro depois dobre novamente, Vai ficar em um tamanho ideal para colocar em uma forma de bolo inglês 
6. Cubra e deixe crescer novamente (aproximadamente 1 hora, vai ocupar toda a forma do bolo e talvez já estar um pouquinho acima.
7. Preaqueça o forno a 180 graus.
8. Pincele os brioches com o ovo misturado com um pouquinho de água (isso é mais para um efeito estético, fica bonito, dá um gosto a mais de ovos, mas particularmente eu não faço isso com meus pães, gosto do dourado natural do forno)
9. Asse por cerca de 35min (após 25 minutos, dependendo do seu forno, vale olhar e ver como está a cara do pão). O pão vai crescer no forno, praticamente terá o dobro da altura da assadeira e deixará sua fatia com um corte lindo com aquela parte arredondada em cima e a quadrada em baixo.

Deixe o pão esfriar e reserve.

Agora os ovos em si, a receita é da panelinha (aqui, inclusive tem um vídeo no link que vale a pena). Eu só mudei dois passos porque ela é perfeita.


Ingredientes

Molho holandês:

100g de manteiga
1 gema
1/2 colher (sopa) de vinagre
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Molho holandês:

Derreta a manteiga em um frigideira e reserve.
Numa panela, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver.
Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar.
Adicione uma colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem.
Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria (com o fogo desligado).
Bata vigorosamente até a mistura espumar.
Junte a manteiga derretida lentamente, batendo sempre.
De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho.
Preste atenção, pois precisa estar quente.
Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho.
Quando o molho encorpar (parece que isso nunca vai acontecer, mas continue batendo como se fosse uma clara em neve que dá o ponto), tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Reserve

Ovo pochê:

1 ovo
Óleo para untar

modo de preparo

Para fazer o ovo pochê, leve uma panela com água ao fogo (usei a mesma do banho maria do molho acima).
Quando ferver, abaixe o fogo.
Recorte quatro quadrados de filme de 30 x 30 centímetros e coloque em uma xícara.
Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro (nesse método você pode optar por temperar o ovo com sal e pimenta aqui ou no final) Una as pontas do quadrado, para que forme uma trouxinha.
Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito.
Passados três minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais um minuto na água.
Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria.
Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer por 30 segundos.

Eggs benedicts (Ovos beneditinos)

Montagem

Pegue uma fatia do brioche que você fez e toste rapidamente na frigideira onde você derreteu a manteiga para o molho holandês (20 a 30 segundos de cada lado no fogo baixo)

Escolha um embutido fatiado de sua preferência (eu fiz com um lombo condimentado, mas fica bom com presunto normal, presunto parma, rosbife, pastrami ou o classicão que é o bacon) e frite na mesma frigideira. Se for o bacon vai demorar um pouco mais para ficar no ponto, os outros frios basta uma aquecida que já estão ótimos 
Coloque uma fatia de pão, um ovo pochê e uma quantidade generosa de molho.
Decore com cebolinha e páprica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário