terça-feira, 30 de junho de 2015

Porque Master Chef Brasil é coerente e Cozinha Sob Pressão não

Parece que a TV aberta encontrou esse nicho de reality show de cozinha e está trabalhando ele. Eu assisto o Master Chef Brasil (Band) e Cozinha Sob Pressão (SBT). 

O primeiro pega cozinheiros amadores e tenta tirar deles um chef profissional, o segundo pega profissionais e tenta encontrar o melhor. 

Pra mim, o mais coerente, interessante e relevante é o Master Chef.

Me explico, é óbvio que a TV só produz conteúdo porque os patrocinadores pagam. Então é justo que tenham comerciais, que tenha merchandising dentro do programa e também é justo que os apresentadores "complementem" a renda deles anunciando produtos. Mas isso tem que ter um limite e pra mim o limite é a coerência. 

Não tem problema ter o comercial da lasanha congelada sadia no intervalo. É o contrário de tudo que se fala no programa, algo processado, congelado, mas ok, no intervalo comercial pode mentir o quanto for necessário, pode colocar um italiano dizendo que a lasanha de borracha é a melhor do mundo, pode colocar um desconhecido que se vende para dizer que a salsicha sadia pintada com guache escolar é a melhor do mundo. Tudo isso pode porque a gente sabe que está no comercial e as pessoas que se sujeitam a vender a sua imagem para aquilo (como a fátima bernardes) não são pessoas que nos seus restaurantes vão vender o contrário do que estão falando.

Nesse ponto o Master Chef é muito ok, porque os três jurados têm uma postura no programa e na vida profissional e, quando fazem um merchan, é algo como o supermercado carrefour, a van da fiat, o liquidificador. Então a Paola Carrosella pode falar para o competidor que ela não come palmito que vem no pote de vidro, porque depois ela não vai dizer para eles cozinhar com o palmito processado "palmitex". 

Eu tenho minhas crenças em relação a comida, mudei muito minha vida nesse sentido ao longo dos anos - gostaria de ter mudado muito antes - e acho que elas são condizentes com o que é dito e feito no Master Chef, com os ingredientes bons, preparados de forma correta. 

Daí a gente vai para o Cozinha sob Pressão. 

Veja, o programa é legal, o formato é legal, o o chef Carlos Bertolazzi é um apresentador bom para o programa, mas eu sinto vergonha ao ver o programa. 

Não me importo com o excesso de anunciantes, realmente acho isso parte do jogo. Mas a incoerência do programa é gigante e me incomoda o quanto Bertolazzi está disposto a vender sua imagem. Desde a primeira temporada ele obriga os participantes a cozinharem com ingredientes processados prontos e toscos e elogia a qualidades de produtos que não tem como serem defendidos, como um empanado pronto temperado, almondegas de carnes congelada, tempero pronto e todo um desfile de produtos processado que são meramente comestíveis mas que não tem espaço em uma cozinha profissional e nem deveriam ter na casa de ninguém. 

O participante que é também um profissional, normalmente formado e com experiência, se vê em uma sinuca de bico tendo que trabalhar com ingredientes pavorosos e contornar isso só para que o prêmio no final seja pago. 

Eu tenho vontade de conhecer o restaurante do Bertolazzi, mas cada vez que eu vejo ele elogiando com muito gosto um produto pronto e processado e dizendo que aquilo é o melhor na categoria, eu temo pelo discernimento dele e penso: ou ele acredita e o restaurante dele serve coisas que nem em casa eu usaria ou ele não acredita e mente descaradamente para o público. 

Realmente eu não sei qual é o pior.

No fim, pra mim, Master Chef presta um serviço legal, ele mostra coisas boas sendo feitas por amadores e inspira pessoas a produzirem boa comida em sua casa. Eu admiro os três jurados do programa, já comi alguns dos restaurantes deles e realmente confio na qualidade do trabalho deles.

Por outro lado, Bertolazzi na sua Cozinha sob pressão presta um desserviço vendendo uma imagem de que atalhos são ok, que comida processada é ok, que chefs de cozinha são piores que amadores porque eles nem se esforçam, usam um tempero pronto e acabou.

Deixo vocês com as palavras do Jamie Oliver no TED Talk (aliás essa palestra está em uma série chamada Mastigue isso que tem no NetFlix)




Nenhum comentário:

Postar um comentário