segunda-feira, 6 de julho de 2015

Panqueca americana leve

Desde que eu fui no Brunch do Achapa eu me tornei um aficionado por panquecas e french toast (aliás, recomendo muito esse café da manhã do Achapa, em todas as unidades de são paulo, todos os dias)

A french toast é fácil, pega um bom brioche (tem uma receita aqui) molha no ovo e no açúcar com canela e tosta (ou molha no ovo, tosta e passa nutella que também é ótimo)

Agora a panqueca fofinha é um verdadeiro desafio. Tem algumas massas prontas, mas nenhuma é boa. A única que eu encontrei que era 100% infalível é a da franquia Mr Cheney, essa franquia tem bons cookies e vende essa mistura pronta para panqueca que basta adicionar água e um pouquinho de óleo e você consegue umas panquecas lindas e fofas como um edredon. 

Mas obviamente eu ficava encanado de não conseguir fazer uma receita que funcionasse. Então pesquisei e testei muita coisa. 

A receita básica (com algumas variações) é 1 xícara de farinha, 1/2 de leite e um ovo, bate tudo, coloca uma colher de chá de fermento e joga a massa na chapa.

Isso funciona, mas não fica "fofo", não chega naquela panqueca alta americana. Se fizer um mix 1/4 de xícara de leite e 1/4 de creme de leite e dobrar do fermento, chega perto, mas ainda assim é uma massa meio pesada, não é o ideal. 

A receita perfeita pra mim, que eu tenho usado desde que descobri, é essa abaixo. Eu adaptei ela de uma do site do Jamie Oliver. O lance dela é que é mais trabalhosa, mas leva muito menos farinha.

A receita abaixo faz duas panquecas grandes, o que é um bom café para duas pessoas (tudo está em gramas, o leite corresponde a 45 ml e a farinha a um pouco mais de 1/4 de xícara)

Panqueca
Ingredientes
1 ovo
38g de farinha
50g de leite
1/2 colher de chá de fermento químico
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar (opcional)

Depois de pesar todos os ingredientes, separe a clara da gema. Coloque uma pitada de sal na clara e deixe ela na batedeira em velocidade alta até ficar em neve.

Enquanto isso em outra tigela bata a gema com a farinha, o leite e o fermento até ficar homogêneo. 
Se quiser panquecas doces, coloque uma colher de açúcar na batedeira depois que as claras estiverem em neve e bata mais até incorporar (o açúcar, apesar de dispensável, ajuda a firmar a clara, se quiser pode colocar 1/2 colher ou fazer sem o açúcar)

Feito isso, incorpore delicadamente a massa a clara até que tudo tenha uma cor amarela e não sobre pedaços brancos. 

Aqueça uma frigideira antiaderente (se não for antiaderente precisará de um pouco de óleo, mas vale a pena ter uma antiaderente para essa receita sair melhor).

(uma dica: espere 2 a 3 minutos depois de ter misturado a massa para colocá-la na frigideira, é o tempo do fermento agir e aerar mais)

Espalhe metade da mistura na frigideira em fogo baixo. Aqui tem um truque, nunca pressione a massa ou use uma colher ou espátula para espalhar. Você vai virar a massa da tigela para a frigideira tentando não despejar tudo no mesmo ponto e o formato que ficar você deixa. Se quiser algo extremamente perfeito use um aro (mas é bem desnecessário).

Depois de um minuto tente virar a panqueca com uma espátula. Você vai saber que já está no ponto porque a massa solta da frigideira. É tudo muito rápido, mas vire a panqueca assim que possível. É melhor virar mais de uma vez do que deixar queimar. Depois que os dois lados estiverem selados continue virando até ficarem com uma cor dourada bonita.

Repita com o restante da massa.

Pode ser que nas primeiras vezes você frite de mais ou de menos (no primeiro caso ela vai ficar muito seca e no segundo vai ter um miolinho cru) ambos esses resultados são ok para comer e com a prática você pega o tempo do seu fogão.

Coloque uma cobertura na panqueca e pronto. A cobertura tradicional é mapple, mas pode usar mel, nutella, geleia ou mesmo manteiga. Fica gostoso de qualquer jeito.

Fica ótimo também se acompanhar a panqueca de morangos ou outras frutas da sua preferência.

Outra receita tradicional é colocar blueberrys na massa. Você pode colocar uma xícara de café no momento que for misturar a massa de gema com a clara em neve.

É isso, divirtam-se, essa é uma das melhores formas de começar o dia. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário