sexta-feira, 22 de abril de 2011

A procura da Pizza Perfeita

Desde que comecei a fazer pão em casa comecei a pensar no caso da pizza caseira.

Perguntei a um amigo que sugeriu a mesma receita de pão com o dobro de levain (fermento orgânico).

Partindo disso comecei as tentativas de produção de pizza e acabei precisando de 3 tentativas para chegar a um resultado satisfatório.

O grande problema da pizza caseira para mim foi acertar o ponto de abrir a massa e assá-la corretamente

A primeira vez a massa ficou muito mole e úmida.

Resolvi isso assando a próxima em forno na temperatura máxima (na primeira tentativa tinha assado na faixa de 180~190º e isso acabou evoluindo a massa como um pão, que não é o resultado que a gente espera de uma pizza, o ideal é que ela seja crocante e firme)

Na segunda tentativa, feita na temperatura máxima do forno, ainda tive o problema da massa ficar muito alta. Tinha usado uma assadeira redonda de 28 cm de diâmetro, mas ainda era pouco espaço.

Na terceira resolvi todos os problemas. Com uma assadeira de pizza e forno alto consegui uma pizza perfeita.

O caminho do amador na cozinha não é muito simples, como você pode ver, mas com um pouco de tentativas você consegue se surpreender.

Vale dizer que apesar do preparo das massas e pizzas ser bem laboroso é muito prazeroso comer algo tão simples - basicamente farinha e água - feito por você mesmo na sua casa.

Tudo que você precisa saber

Receita de Pizza au levain (acho que essa é a primeira receita que eu efetivamente escrevo. Sempre achei que não era exatamente um mistério, mas agora vejo que não é tão simples "receitar" algo. Assim sendo, qq dúvida é só perguntar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário