quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Segredo de Ricardo Darín

Não sei se você sabe, mas o cinema argentino é muito bom.

Não se tratam exatamente de super-produções, mas a qualidade dos diretores, roteiristas e atores argentinos surpreende.

Só para não perder o foco (e porque eu vi um filme dele recentemente) vou falar sobre os filmes de Ricardo Darín.

Esse ótimo ator está nas produções de grande destaque (que são as que acabamos tendo acesso por aqui) e, ano após ano, vem trabalhando em um filme melhor que o outro.

Bem versátil ele funciona bem em comédias dramáticas como o belíssimo O filho da noiva e é perfeito para o papel de pilantra de bom coração como seus personagens de Nove Rainhas e o mais recente Abutres.

O comentadíssimo O Segredo de seus olhos é um caso a parte. Dirigido por Juan José Campanella, um argentino com muita experiência em série policiais americanas,  é um suspense intenso e bem chocante, com uma produção de alto padrão e tomadas de câmera muito ousadas - como o plano sequencia em zoom que parte de uma distância no céu para focar em um bandido no meio de uma multidão.

Se você for ver apenas um filme argentino na sua vida O Segredo dos seus olhos é esse filme. Um drama policial bem diferente, ambientado em uma cidade diferente do que estamos acostumados a ver, com uma narrativa muito bem planejada e, é claro, uma atuação fantástica de Darín como um investigador obcecado por um caso de assassinato sem solução.

Ontem assisti Abutres, onde Darín retorna ao papel de golpista mas um tanto diferente do que fez em Nove Rainhas. O personagem de Nove Rainhas era um bandido profissional, apesar de ter sua ética e suas regras. Já em Abutres temos um advogado vítima de uma situação. Após perder sua licença para advogar, Sosa, o personagem de Darín, passa trabalhar para um empresa que "auxilia" vítimas de acidentes de trânsito em troca de uma grande parte da indenização que eles irão receber das seguradoras.

Obviamente não é um filme tão grandioso quanto O Segredo de seus olhos, mas é um ótimo e intenso drama. Recomendo, assim como todos os outros filmes de Darin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário