segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pão e Levain

Segunda-feira geralmente é o dia que eu tenho feito pão em casa. Na verdade a parte mais difícil fica para o domingo; segunda cedo só asso ele para a gente comer quentinho.

Tenho uma relação antiga com pão. Lá pela sexta série ou algo assim a professora de ciências nos ensinou a fazer pão. Era uma experiência para mostrar como funciona a fermentação biológica. Lá aprendi a que naquele cubinho de fermento tem uma série de microorganismos que, quando acordados com uma água morna e alimentado com açúcar, fazem a fermentação e produzem gás que expande a farinha e dá aquela textura interessante ao pão.

Essa experiência foi bem legal e talvez esteja por aí o início do meu interesse pela culinária. Aliás essa é a razão de eu defender que deveria ter pelo menos uma aula básica de culinária na escola, mas falo disso outro dia.

Um belo dia, quando tuitei que estava fazendo pão, Eduardo Nasi me chamou a atenção para a existência do fermento caseiro, o levain.

Por indicação dele dei uma busca no blog do Luiz Américo no Paladar do Estadão, gostei da experiência e tentei.

Não vou dizer que é fácil. Apesar de não ser trabalhoso é algo com muitas variáveis ambientais, então minhas duas primeiras tentativas fracassaram. Felizmente a terceira funcionou e agora tenho um levain vivendo na minha geladeira.

Os pães com levain tem um gosto muito interessante, um azedo que lembra os pães italianos, uma complexidade de sabor melhor que os pães normais.

Fora que, criar um levain é uma experiência muito divertida, lembra aquelas coisas de colégio, como plantar um feijãozinho.

Mas o levain me trouxe outra coisa muito boa. Apesar dos posts no blog do Américo serem bem bacanas, eu sentia falta de algo que consolidasse, um texto único sobre criação de levains e procurando isso encontrei o ótimo site Think Food (depois faço um post dedicado a esse site porque ele merece).

Lá achei, além das receitas para o levain e o pão, ótimas outras receitas.

Criar levains e sovar pães é uma atividade muito boa. Recomendo a todos.

PS.: Alguns aconselham a dar nome ao levain, talvez seja para você se apegar a ele e não esquecer de alimentar, eu não curto muito nome, mas, se o meu levain tivesse nome, seria algo como um personagem infantil, talvez Levi, o Levain.

No passeadiante.tumblr.com,  tudo que você precisa:

Levain

Pain au Levain Perfeito

Pão ao Levain - Proporções

Vídeo sobre fermentação natural em padaria tradicional de São Paulo

Se quiser saber mais sobre pão esse livro é uma ótima referência, adianto que é bem técnico: PÃO - ARTE E CIENCIA

Um comentário:

  1. [...] O fermento citado é o levain, um fermento vivo que eu já passei a receita aqui - uso sempre água gelada, porque o calor mata o levain; - uso uma chapa grossa de metal no forno [...]

    ResponderExcluir