segunda-feira, 7 de maio de 2012

Draw Something

Uma diversão minha atualmente é o joguinho Draw Something da OMGPop (que foi comprada pela gigante dos jogos "sociais" Zynga, não que faça exatamente diferença)

Draw Something é algo extremamente simples, extremamente divertido e que funciona perfeitamente para o mundo atual dos tablets e smartphones (me lembro que há uns 5 anos atrás tinha visto um jogo bem parecido no Miniclip - site de joguinhos mega simples - mas não tinha a menor condição de funcionar com o mouse).

O jogo é basicamente uma versão digital do Imagem & Ação. Você cria partidas com amigos, ou deixa o sistema procurar parceiros aleatórios, recebe três palavras e escolhe uma para desenhar para esse parceiro que terá que adivinhar o que você desenhou tendo como dica o tamanho da palavra e as letras que compõe a palavra misturadas com outras letras.

É só isso, superbobinho, mas bem viciante. Cada vez que você acerta você e o parceiro ganham de uma a três moedas (variando de acordo com a dificuldade da palavra escolhida) e você usa as moedas para comprar mais cores ou "bombinhas" que te ajudam na hora de escolher palavras ou diminuir as letras disponíveis para adivinhar.

Além das moedas, conforme você e o parceiro vão acertando os respectivos desenhos, um contador vai marcando a quantas partidas você está jogando.

Tem vários motivos porque esse jogo é muito bacana:

- te incentiva a desenhar, de dando uma "pauta" que você tem que comunicar para alguém, e te dá ferramentas bem limitadas, assim a expressividade predomina sobre a técnica;

- não é competitivo, não importa quantas moedas você tem, ou a quantas partidas você está jogando, porque isso não conta nada, o que conta é só a diversão;

- te permite interagir com uma grande diversidade de pessoas (eu tenho jogos em andamento com americanos, alemães, brasileiros e até um norte-coreano);

- aumenta o vocabulário de inglês (infelizmente o jogo é todo em inglês, então muitas vezes você tem que recorrer a dicionários para lembrar uma determinada palavra - a vantagem é que se jogando em tablets você pode ter um ou mais dicionários instalados e isso facilita muito qualquer busca);

- você pode jogar a qualquer momento. Não é o tipo de jogo que você tem que ficar 24hs conectado (apesar que dá vontade) ou que tem uma hora certa para entrar senão perde. A hora que você tem um tempinho sobrando e quer desenhar, basta abrir o aplicativo e responder as partidas em andamento, sem stress.

- você pode mandar comentários para os parceiros de jogo e pode salvar os desenhos que fez (aqui em baixo segue alguns que eu gostei, mas tem vários outros no meu flickr)

- ele está disponível em versões gratuitas - com anúncios - ou paga - US$1,99 (quando eu comprei foi 0,99) sem anúncios - tanto para ipad/ipod/iphone quanto para Android.

É isso, se quiser jogar comigo é só me procurar lá por oliboni, ou como contato do facebook.

Aquaman

Furry

Bunkbed



PS: Vi uma comoção tremendamente boba em uma notícia sobre a nova versão do Drawsomething que para conectar ao facebook exige permissão para postar na sua timeline. Primeiro: eles nunca postaram nada na minha, segundo, se postarem algo esporádico anunciando o jogo eu não me importo, estou aqui anunciando o jogo de graça de qualquer forma! Terceiro, acho uma tremenda bobagem esse medo que certas pessoas que estão em redes sociais tem de ser expostos. Você está em uma rede social você já optou por abrir mão da sua privacidade, simples assim. Outro dia vi alguém tuitando que achava um absurdo o gmail querer saber o celular dele... será que é medo do google ligar no meio da noite e revelar algum "segredo" que está disponível sobre você fazendo uma busca mais criteriosa? Então deixa disso e já que está na chuva é só se molhar!

Um comentário:

  1. Eu estou jogando esse joguinho, ja fiz diversas partidas, mas minhas moedas nao aumentam. Por que quando uma partida acaba mostra que ganho moedas, mas no contador mostra como se eu tivesse zero moedas????? Quero comprar cores. :( Me ajudaaaaa......

    ResponderExcluir