quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ditadura no Ar



Eu fui um dos jurados do Troféu HQMix esse ano. O processo é bem complicado e com alguns problemas causados pela falta de critérios claros de cada categoria (e, na minha opinião, o excesso de categorias atrapalha um tanto também, mas aí já é mais discutível).

Quando estava montando a lista na categoria Roteirista Revelação teve um nome que um amigo me chamou atenção por considerar a verdadeira definição de "revelação": Raphael Fernandes.

Rapha é conhecido no meio dos quadrinhos pelo trabalho dele com a Mad entre outras coisas, mas surpreendeu muita gente positivamente com seu roteiro para Ditadura No Ar.

E, pra mim, essa é a definição de revelação. Um cara que ninguém conhecia - pelo menos não como roteirista - aparecer publicando algo muito bom.

É claro que por essas questões de falta de definições claras de critérios ele não entrou na chamada lista de "pré-indicados", foi atropelada por autores muito bons, mas que, analizando friamente, não eram revelações pois já vinha exibindo um trabalho bom há vários anos e, se não me engano, um deles já tinha até ganho um HQMix.

Felizmente na revisão da lista tirou-se quem não deveria estar nela - não por questão de qualidade, fique claro, e sim pelo critério de revelação - e entrou Rapha Fernandes.

É uma pena que o desenhista Abel que está fazendo um trabalho maravilhoso não tenha sido indicado também, mas, no caso dele, estava em uma categoria bem mais concorrida. O álbum MSP novos 50 que saiu em 2011 tinha uma quantidade absurda de desenhistas de altíssimo nível que eram praticamente desconhecidos, artistas que vieram da internet ou de pequenas publicações e que foram "revelados" na publicação.

Mas Abel não tem o que se preocupar. O trabalho dele é tão bom, tão completo - traço, arte-final, cores - que não faltarão prêmios no seu caminho - e, entenda como prêmio não só algo como o HQMix - pois como disse Eduardo Nasi em sua coluna, prêmios são falhos - e sim uma carreira consistente com vários trabalhos bons e o reconhecimento dos leitores.

Enfim, leia Ditadura no Ar (as informações sobre como achar a HQ estão aqui) e se interessar a resenha completa que eu fiz para o UHQ está aqui

Um comentário:

  1. Fiquei emocionado! A gente batalha pra caralho pra conseguir fazer um trabalho bacana e esse tipo de reconhecimento é extremamente valioso.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir