terça-feira, 12 de junho de 2012

Misfits

Aproveitei o feriado para ver essa série inglesa que um amigo tinha me passado em arquivos piratas - sim, você só pode ver Misfits no Brasil pirateando, não é distribuída em DVDs, não passa em nenhum canal - e que série divertida.

Primeira coisa que me atrai nas série inglesas é a opção deles por temporadas curtas. O formato americano de 22/24 episódios é exaustivo em vários sentidos - limita criativamente porque você tem que ter cenários fixos para agilizar produção e economizar - e, ao invés de ajudar a trabalhar mais a narrativa, no geral, causa muita enrolação e trabalho em cima de fórmulas.

A segunda coisa é que as séries inglesas tem uma cara mais liberal, sem tanta preocupação com ser "limpinha" e "politicamente correta". O que nos só vemos nas séries americanas da HBO é padrão para os ingleses, então sexo é ok, palavrões são ok, ou seja, parece mais com a vida real e não com um comercial de margarina.

Algo bem legal de Misfits é a despretensão do roteiro. Cinco jovens estão cumprindo pena de serviços comunitários quando acontece uma tempestade e eles - e outras pessoas na cidade - são atingidos por raios e ganham poderes. E é isso, não tem explicação, não tem preocupação com a física da coisa, nada, isso é premissa e pronto. Parece bobagem, parece coisa dos quadrinhos da era de ouro, mas essa questão de estabelecer uma premissa - não importa quão absurda seja - e não voltar pra trás pra ficar explicando muitas vezes é melhor do que inventar uma ciência chata ou uma conspiração complexa pra coisa.

Eles tem poderes e pronto, voltam no tempo, ficam invisíveis, leem mentes e é isso, vamos em frente contar a história que inventamos.

Enfim, vale muito a pena ver Misfits, a série é um Heroes bem melhor e mais divertido e é uma ótima relação tempo/benefício.

PS: São poucas séries que optam por colocar James Blunt como trilha quando alguém está arrebentando a cabeça de outro na parede, só isso já vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário