terça-feira, 24 de julho de 2012

A Delicadeza do Amor

David Foenkinos é um dos meus autores favoritos - já falei sobre ele aqui - e considero seu Em Caso de Felicidade um dos três livros que eu mais gostei na vida.

A Delicadeza, o livro mais recente dele lançado no Brasil - saiu um novo dele na França, Nos Separations e aguardo ansiosamente a versão nacional - pode até não ser tão perfeito como Em Caso.. mas é um livro muito bem escrito, muito divertido e muito bonito.

Essa semana fui pego de surpresa no Reserva Cultural onde descobri que existia um filme do livro (rebatizado de A Delicadeza do Amor, provavelmente pelo Senhor que traduz títulos de filmes - personagem de Liniers). Maior a surpresa quando vi que ele era dirigido pelo próprio Foenkinos e que a atriz principal é a pitoresca Audrey Tautou.

Óbvio que fui ver o filme - que está passando em apenas uma sessão no Reserva - e adorei.

Como fã do livro não há o que reclamar, nada como o próprio autor dirigindo para reproduzir exatamente o espírito do livro.

A Delicadeza é uma comédia romântica perfeitamente equilibrada. É de uma doçura e de uma... delicadeza... na medida certa. Mostra a tristeza de forma profunda mas sem ser fatalista ou depressiva, a tristeza é dos sentimentos que as pessoas vivem e pode se ligar, até, a um belo amor. E, é claro, tem o sutil lado cômico de Foenkinos nos seus personagens peculiares, como Markus, o suíço tímido e inseguro.

Audrey Tautou está perfeita, ela tem a cara das personagens principais idealizadas por Foenkinos. Uma mulher quieta, delicada, não exatamente bonita, mas com um potencial erótico em pequenos gestos - como essa belíssima fotografia do cartaz. Ela interpreta maravilhosamente Nathalie que vive um verdadeiro furacão emocional de forma quase tranquila.

Enfim, sou muito fã do Foenkinos, já admirava e aguardava seus livros, agora terei que esperar também pelos filmes.

Recomendo muito A Delicadeza, tanto o livro quando o filme, mas, para quem não conhece o autor, sugiro começar logo por Em Caso de Felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário