quarta-feira, 25 de julho de 2012

Na estrada

Como tinha dito, estava com bastante expectativa quanto a adaptação de On The Road e felizmente não me decepcionei.

O filme é muito bonito, ótimos atores, história bem fiel ao livro, acredito que ele é o máximo que poderia se esperar de uma versão cinematográfica dessa narrativa tão icônica.

É claro que não vai satisfazer a todos. O livro é uma referência para uma geração inteira e continua sendo impactante até para os mais jovens que não viveram a literatura e música beat, além de ser uma narrativa muito intensa e envolvente que forma visões bem individuais da obra na cabeça de cada leitor.

É impossível capturar ou mesmo tentar encontrar um inconsciente coletivo em torno da história, mas acredito que Salles achou um equilíbrio entre a transcrição literal da obra e sua própria visão.

Pra minha visão de On the Road, a única coisa que não foi tão condizente foi o final. Mas aí eu também não sei nem explicar porque. Os dois finais são bem parecidos, contudo a sensação que o livro me passou e a que o filme me passou sobre a amizade de Dean e Sal são bem diferentes.

Pensando agora, talvez a versão filmada tenha um tom mais parecido com a vida real, talvez no fim do filme o personagem que vemos não é mais Sal Paradise e sim Jack Kerouac no início de sua amargura. (aliás outra adaptação nesse sentido é que no livro Sal vive com uma tia e no filme com a mãe, como era na realidade a vida de Kerouac)

No fim, talvez Salles tenha pregado uma peça e feito a versão mais autobiográfica que a obra original que tenta distanciar o autor e os personagens criando contrapartes ficcionais: Paradise/Kerouak e Moriarty/Cassady - aliás se formos viajar dá para sentir uma ponta de maldade na escolha do nome para seu melhor amigo, pois Moriarty é também o nome do grande vilão de Sherlock Holmes.

Ainda aconselho a  compra do livro (edição de bolso é claro, ideal para acompanhar nas viagens!) e para os aventureiros ou aqueles que tem a curiosidade, a LP&M lançou também o manuscrito original de Kerouak.

<div style="text-align: center;">
<script async="" src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<!-- post padrao -->

<ins class="adsbygoogle" data-ad-client="ca-pub-2900482234026496" data-ad-slot="5817522841" style="display: inline-block; height: 60px; width: 234px;"></ins><script>
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>
<script src="http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/espalhe_cultura/?idlink=4809&amp;idanuncio=11313" type="text/javascript"></script>
<br /></div>

Nenhum comentário:

Postar um comentário