domingo, 22 de julho de 2012

Anotações sobre Batman Begins e Dark Knight

Como disse, para entrar no pique do filme revi os dois Batman anteriores e fiz algumas anotações. Os dois filmes são cheios de citações espetaculares, principalmente o segundo onde cada fala do Coringa é calculada, mas as anotações que eu fiz destacam mais elementos por me parecerem indicar um caminho para a história do que por impacto puro e simples.

Considerando os 3 filmes como uma história planejada e única temos no primeiro a introdução, com a criação do personagem, e o alinhamento do que será feito com ele. Revendo os filmes, apesar do segundo ser bem mais grandioso, o primeiro me parece ter bem mais elementos chaves.

O segundo tem bem mais cara de desenrolar da história, ele é o meio da trama. Dá para ver que ele tem bem mais ação que o primeiro - ele já começa com uma sequencia de tirar o fôlego que é o assalto planejado pelo Coringa. Fora que o segundo é bem mais centrado no Coringa e no que ele faz com Havey Dent do que no próprio Batman - apesar de ser um forte ponto de inflexão na história do Batman como defensor de Gotham.

Depois das anotações tem algumas questões e suposições para o próximo filme que eu obviamente estou bem ansioso para ver.

No geral vale dizer que o trabalho de Nolan com o Batman foi bem ousado, principalmente em grandiosidade. Ele não é tão transformador para o personagem como foram os filmes do Tim Burton que mudaram muito a percepção do personagem, tirando ele do quase cômico e inocente para uma versão dark usada até hoje; mas ele é cristalizador, no sentido de pegar tantos elementos icônicos e criar uma "lenda do Batman" tanto dentro do universo do personagem como externamente para o público.



Batman Begins

A palavra chave do primeiro filme é medo, o que explica muito a escolha do espantalho como vilão, em parceria com Ra´s Al Ghul; e a função dele na história da triologia é a criação da lenda, tanto que termina com a instalação do icônico batsinal.

O filme começa com Bruce perdido e o homem que depois descobriremos ser o próprio Ra's Al gul oferece um caminho na Liga das Sobras para combater o verdadeiro mal: "um vigilante pode ser quebrado, preso, você deve se tornar mais do que um homem, deve se dedicar a um ideal e se torna algo maior: uma lenda"

Bruce quer criar medo nos que atemorizam os outros e Ra's diz que antes ele tem que dominar o próprio medo.

"Porque nos caímos, Bruce? Para aprendermos a levantar" -Thomas Wayne (essa frase, apesar de ser um chavão, me parece ser o tom de tudo, principalmente se considerarmos que o terceiro filme pode trazer uma "Queda do Morcego".

"Não tenha medo" - últimas palavras do pai de Bruce

Bruce se culpa por ter sentido medo na opera e ter feito eles saírem na hora do assalto - esse sentimento de culpa relacionado ao medo é uma adição interessante na formação do personagem que faz muito sentido com coerência interna do primeiro filme.

"Treinamento não é nada, força de vontade é tudo." - Ra's

"Que chance Gotham tem se as boas pessoas não fizerem nada" - Rachel

"você sempre teme o que você não entende" - Falcone

"O que você teme está dentro de você, você teme seu próprio poder, você teme seu ódio ...
Para dominar o medo voce tem que se tornar o medo. Os homens temem acima de tudo o que não podem ver. Voce tem que se tornar um pensamento terrivel, uma ideia ... Abrace seu maior medo, torne-se um com a escuridão..." - Ra's na sequencia dos ninjas, a 'formatura' de Bruce na Liga dos Assassinos.

"Compaixão é uma fraqueza que seus inimigos não terão." Ra´s - esse é outro chavão que se aplica todos os heróis, mas, como tal, é bem importante aqui também.

"Gotham tem que ser destruída" - promessa de Ra´s.

"Como símbolo eu posso ser incorruptível" - Bruce

"você parece um homem que leva a vida muito a sério" - espantalho (dica para o Why so Serious? do filme seguinte)

"Você está se perdendo nesse monstro" - Alfred

"Não é só o seu nome, é o nome do seu pai" - Alfred sobre o nome Wayne

Ra's fez dois ataques à gotham, a recessão foi uma tática economica dele que falhou por conta dos pais do Bruce. - isso é algo que eu não tinha pego na primeira vez que vi o filme, Ra´s é obstinado em destruir Gotham como símbolo do mal e decadência, tentou uma vez e foi derrotado por Thomas Wayne (que agiu de forma inconsciente ao ataque apenas por bondade), no segundo ataque que acontece nesse filme ele é derrotado por Bruce, no terceiro, que pode ocorrer no terceiro filme, seria um novo sucessor defendendo Gotham?

"se alguém fica no caminho da justiça verdadeira você simplesmente chega por trás e o apunha-la no coração". Ra´s

"justiça é equilíbrio" - Ra´s

Rachel descreve o personagem como 3 pessoas: o rosto que os criminosos temem, a mascara do playboy (divisão bem consolidada nos quadrinhos) e o Bruce Wayne que desapareceu e que talvez volte quando a cidade não precisar mais do Batman.

O filme termina com um gancho muito poderoso, aquele final bem FDP para te deixar contando os meses para uma sequencia: Gordon fala sobre as coisas escalonarem: surge o Batman, surge o Coringa.

Fala final:

"eu nunca disse obrigado" Gordon
" e voce nunca precisará dizer" Batman

Batman - The Dark Knight

A linha fina desse filme é o escalonamento previsto por Gordon - vilões mais complexos que os bandidos tradicionais atraídos pela presença do Batman - e mudança da opinião pública sobre Batman, a definição do tipo de herói que ele é.

Um detalhe interessante é que ele retoma o Espantalho no começo do filme, com o Batman derrotando ele rapidamente - resumindo ele vence o medo, tema do primeiro filme.

Outro elemento interessante são os amadores imitadores do Batman que aparecem e também é importante dizer que nesse filme Gordon vira Comissário de polícia.

Um elemento que se repete nos dois finais é o Batsinal, no primeiro ele é instalado, nesse ele é destruído.

"O que não te mata, simplesmente te torna mais estranho." Coringa

"Conheça o seus limites - Alfred

Batman não tem limites - Bat

Mas Bruce Wayne tem - Alfred"

"Ou você morre um herói ou vive o suficiente para se ver transformado em um vilão... Batman está procurando por alguém para seguir com seu manto" - Harvey Dent - isso pode ser visto tanto como sinopse desse filme como indicação do que será o próximo

"Alguns homens só querem ver o mundo pegar fogo" - Alfred

"Você atraiu essa loucura" - Barbara Gordon para Batman quando houve sobre a suposta morte de Gordon

"Você tem regras, o coringa não tem" - Falcone

"esse é o ponto do batman, ele pode ser o renegado, ele pode fazer o que ninguém mais pode" -Alfred

"a noite é mais escura antes do amanhecer e o amanhecer esta chegando" - Harvey

"Você me completa... É uma aberração como eu" - Coringa para Batman

"Você realmente é incorruptível... Você não me matará por conta de um senso torto de justiça e eu não te matarei por que você é muito divertido" - Coringa

"Eu peguei o cavaleiro branco de gotham e transformei em uma aberração com apenas um empurrão." - Coringa

"Você achou que poderíamos ser homens decentes em tempos indecente, mas você estava errado" - Duas Caras

"Eu sou o que gotham precisar que eu seja" - Bat

"Não o herói que queríamos, mas o herói que precisamos" - Gordon sobre Harvey

"Ele é o herói que Gotham merece, mas não o que Gotham quer nesse momento, então o perseguiremos, porque ele pode aguentar, porque ele é um guardião silencioso o cavaleiro das trevas." - dá para dizer que aqui, nessa narração final de Gordon, você tem o grande ponto de inflexão na lenda do morcego, ele continua na mesma direção, mas no imaginário do público a figura dele muda.

Batman - Dark Kinght Rises

(não direi spoilers aqui, até porque eu não vi o filme, tudo são apenas suposições)

Minha teoria, em linhas gerais, é que Bane virá a mando de Ra´s Al Ghul tentar pela terceira vez destruir Gotham, o Batman vai se opor e vai ser derrotado - muita gente aposta na morte do Batman, eu acredito que ele irá usar o icônico "I will break you" e Bane deixará o Bruce paraplégico -  o único risco dessa linha é algum produtor por a mão no filme e na cena final vermos Bruce na cadeira de rodas e ele faz algum movimento indicando que ele pode recuperar os movimentos, é possível que Nolan mate o personagem só para evitar isso.

Algo dado meio como certo é que Joseph Gordon Levitt terá um papel mais do que figurante e provavelmente será o sucessor do Batman. Acho que dificilmente veremos um Robin, talvez um Asa Noturna ou um Azazel, mas o mais provável, na linha da "lenda" é ele assumir o manto do próprio Batman.

Mulher-Gato certamente começará como vilã e terminará como aliada, no pique dúbio que ela tem nos quadrinhos.

Ra´s tem que voltar, a questão é se será o próprio Liam Neeson já apresentado o personagem com o tom imortal que ele tem ou se será algum trabalhando Ra´s como um título - o fato dele constar nos créditos não implica obrigatoriamente que ele aparece como personagem vivo, pode ser apenas uma memória.

Enfim serão 3 horas e tanto de cinema muito impactantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário