Anders Leonard Zorn (1860-1920) foi pintor sueco considerado com um dos melhores retratistas da sua época. Famoso por suas pinturas de nus e pela representação vívida de águas.
Algo curioso em Zorn é que ele construiu sua fama como pintor usando aquarela (uma técnica que não era tão popular na época). Ele começa a pintar a óleo só em 1888 e também faz grandes pinturas sempre com um domínio muito forte do contraste da luz.
Eu conheci Zorn no curso de Pintura Relâmpago com o Davi Calil e tenho ele como um grande exemplo de pintor.
Uma das coisas que eu mais admiro nas pinturas são as construções que tornam dão vida e brilho a parte branca da pintura.
Esse é um truque que muitos ilustradores usam bem fazendo um alto contraste (escurecendo muito tudo e reservando áreas claras que recortam a pintura). Algo interessante do Zorn é ele constrói e esse contraste sem precisar escurecer muito toda a pintura, ai mora um dos grandes trunfos que é ter a beleza do brilho sempre precisar forçar para um contraste estilizado, o truque de manter brilho em uma pintura clara.
Tem muito a se aprender com Zorn, tem várias pinturas dele aqui nesse site. Abaixo separei algumas aquarelas, pinturas a óleo e um desenho (sempre gosto de ver como os pintores desenham, o que eles escolhem resumir em linhas. Podem reparar, o desenho do pintor é diferente)
Ah, não esqueça de visitar Como Viver quando se é Infeliz e curtir a página no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário