quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ocupação Laerte

Começou essa semana a exposição sobre o trabalho d@ Laerte no Itaú Cultural em São Paulo.

Antes de mais nada, Laerte ficou muito em voga nos últimos anos por conta do seu ativismo político em prol dos Crossdressers e demais questões de gênero. Há quem diga que isso passou a chamar mais atenção que o trabalho dele(a) em si e ele tem sido mais conhecid@ como um homem que se veste de mulher do que como um artista. Não sei até onde isso é válido, mas sei que ele é um grande artista, um dos gigantes nacionais e essa exposição dá a dimensão do trabalho dele.   

Sou um grande fã do trabalho dele - não que isso seja raro - e nunca conheci ninguém que dissesse que não gostasse do trabalho do Laerte. 

Ele é um cartunista com um desenho de alto nível, bem estruturado, uma visão perfeita para o humor. O trabalho de tiras dele na Folha de S. Paulo foi e continua sendo uma referência para muitos artistas. 

Fora que Laerte está em evolução constante. Começou com o humor crítico, ácido, necessário para o fim da Ditadura, passou para a comédia de costumes e hoje, em muitos sentidos, trabalha livre das amarras. Passou a explorar o espaço da tira de forma diferente, passou a ser poético em vez de engraçado, a ser fluído ao invés de estruturado. Mas sempre mantendo um nível altíssimo na sua qualidade visual.

Quem acompanha o Laerte sabe que houve uma ruptura tremenda no seu trabalho quando seu filho morreu em um trágico acidente. 

Na época Laerte estava no auge da "contação" de piadas, ele era uma máquina de humor, com tiras diárias mais uma infinidade de tiras publicadas nos Classificados da Folha. E de repente isso se foi. 

Após a morte do filho, Laerte ficou praticamente dois anos sem publicar nada novo, só reeditando suas tiras com a assinatura "Laerte Séc XXI". 

Até que um dia ele volta, diferente de tudo, superior a tudo que tinha feito, com a mesma qualidade, mas mais "arte" e menos humor. Essa fase reflexiva prossegue até hoje. 

Aliás, uma das coisas mais impactantes pra mim na Ocupação Laerte é um quadrinho lançado em em uma revista feito durante esse período de reestruturação do artista, uma HQ curta, maravilhosa - que eu nunca tinha visto - em que Laerte fala com o filho. Todos riem com Laerte, eu quase chorei ali.

Enfim, vale muito a pena ver a exposição. Tem alguns originais antigos, tem algo muito interessante que são alguns desenhos da infância e da juventude do artista e as tiras. Infinitas tiras que se precisariam de uma vida pra ler todas e o melhor: as tiras em tamanho grande, acho que 3 vezes maiores que a impressão do jornal. 

É claro que o espaço dessas Ocupações são bem pequenos - quem viu a ocupação Angeli tem uma ideia - então tente ir em horários alternativos, eu fui ontem as 19 hs e estava tranquilo. 

Acesse também o Manual do Minotauro, o blog que o Laerte publica suas tiras. 








Serviço:
Ocupação Laerte
sábado 20 de setembro a domingo 2 de novembro
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo  - Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP (Próximo ao metrô brigadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário