quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Batman ´66

A editora americana DC Comics tem uma linha de quadrinhos chamada Digital First com títulos publicados semanalmente em forma de e-comics e depois reunidos em revistas impressas. 

Tem várias séries não ligadas a cronologia da DC saindo nessa linha e algumas bem legais. 

Um dos meus maiores prazeres nos últimos dias tem sido ler Batman ´66.

A ideia parece boba, mas é genial: são hqs com visual e roteiro na linha do seriado do Bátema. 

É sério, parece bobo, não tem como ser mais divertido que isso. Os personagens tem o desenho inspirado nos atores do seriado (o Coringa tem inclusive o bigode disfarçado do Cesar Romero) e a lógica do roteiro tem toda aquela inocência da época que as pessoas não se prendiam em realismos que não são nada realistas. 

Então você verá muito bordões, verá o Batman e o Robin dando palestras em plena luz do dia, a tia Harriet andando pela mansão Wayne e muitas trapalhadas dos vilões e suas gangues caricatas. 

A vantagem dos quadrinhos é que não há limitação de orçamento, então tem muito mais ação e equipamentos bem mais inventivos. 

Agora o que chamou muito minha atenção foi a estrutura dos e-comics. Os aplicativos de leitura fazem a virada de página sobrepondo uma página na outra e quando o artista tem a manha de construir a página quadro a quadro, ou mesmo acrescentar uma onomatopéia (muitos pows iguais aos do seriado) ou fazer uma mudança de cor o e-comic fica muito bacana. 

Ainda é uma história em quadrinhos, mas dá uma ilusão de animação que é bem legal.

É claro que nem todas as histórias são assim bem estruturadas, mas tem várias que valem muito a pena. 

Agora a série foi substituída por Batman ´66 meets Green Hornet que parece seguir a mesma linha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário