quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pain au levain

Eu adoro pão.

Pão de verdade, feito com bons ingredientes, sem fermento ou outros aditivos químicos. 

Farinha, água e sal, junte isso, dê o tempo certo, faça o trabalho certo e você tem um pão. Um pão bom de verdade, diferente desse "francês" bobinho branco da padaria ou da daquela panificação de massas congeladas dos mercados. 

A maior parte do que eu aprendi sobre levain e panificação com fermento natural eu aprendi no blog do Luiz Américo (editor do Paladar do Estadão) e no blog Think Food

Li muita coisa aqui e ali, assisti um workshop o com o Rogério Shimura e faço meus pães em casa com o meu levain há um bom tempo.

Ano passado o Luiz Américo lançou o livro Pão Nosso com todo seu conhecimento sobre pães. O livro saiu pelo selo Panelinha da Cia. das Letras que dá um suporte legal pra livros de culinária, eles testam todas as receitas em uma cozinha experimental, convertem e precisam as medidas e tiram fotos lindas para o livro.

Existem vários livros sobre pães, até um livro técnico ótimo do SENAC a diferença é que esses livros são pensados para profissionais, com cozinhas, fornos, equipamentos e acessórios que ninguém tem em casa.

Pão depende muito de método, precisão e técnicas e, quando a gente faz em casa, com as limitações que temos em casa, tudo tem que ser adaptado. 

Aí que entra o livro do Luiz Américo. Ele foi pensado para você produzir pães deliciosos na sua casa. Com muita didática, muitos truques, tudo que você precisa saber pra não errar está lá. 

O livro é caro, eu sei (o preço de capa é 89), eu mesmo esperei uma promoção esperta e levei por 60, mas independente do preço é um livro muito bom para quem quer se aventurar. 




É claro que se você não quiser fazer seu próprio pão, acho que poucos tem essa vocação monástica de se dedicar a isso, tem vários lugares em são paulo para comer pães decentes. 

Assim de cabeça, entre meus favoritos, estão:

Julice Boulangère (a Julice é uma paixão de longa data minha, compro pães dela pra comer puro de tão bons, todos os pães são bonitos, aromáticos e tem uma boa variedade)
Os pães do Shimura no Mercadinho Dalva e Dito
Pain de France (tem uma loja no Reserva Cultural)

Note que a maioria segue a tradição francesa de panificação, tem outras escolas, mas os franceses são supremos em pães. 

E se você for se aventurar e tiver alguma dúvida pode me perguntar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário