quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Doctor Who 8ª Temporada

Sábado é o finale da nova temporada de Doctor Who, a primeira com Peter Capaldi como o Doctor.  

Como eu já disse outras vezes sou grande fã da série, então estou muito ansioso para ver como vai terminar essa temporada.

Recentemente surgiu uma podcast feito por JP, Thales Martins, Raphael Salimena revendo e rediscutindo toda a nova fase do Doctor Who desde a primeira temporada do reboot (que não é necessariamente um reboot já que respeita de certa forma a série original).

No edição do podcast sobre o final da primeira temporada (nesse link) eles receberam como convidado o Guilherme Kroll e tanto ele quanto o Salimena disseram algo que descreve perfeitamente o que eu sinto quando eu descobri Doctor Who: ver Doctor Who é voltar para aquela idade quando éramos criança e descobríamos os quadrinhos de heróis pela primeira vez. 

Se você me perguntar hoje se eu leio quadrinhos de heróis, direi que raramente faço isso. Apesar de achar que é um gênero muito legal, me parece que perdeu a magia, acabou a descoberta e tudo ficou parecido. 

Doctor te leva pra aquele lugar mágico onde tudo é novo e você não liga se os efeitos especiais são toscos, se a produção é barata, você só se importa com aquela história incrível ali na sua frente, algo que começou muito antes de você nascer, uma mitologia moderna televisiva. 

Enfim, dito isso, vamos pra 8ª temporada. Eu assisto os episódios assim que surgem os primeiros arquivos pra baixar, isso já indica o quanto eu gosto da série. 

Essa temporada teve um tom bem diferente das anteriores. Um Doutor mais velho, mas sério, mais rabugento. Um Doutor que logo de cara pergunta: "Clara, eu sou um homem bom?".

Ele não quer mais se envolver, quer ajudar sem tomar decisões, quer observar sem mudar o curso, quer que a Clara esteja junto com ele o tempo todo, mas não quer pedir isso pra ela. Nessa temporada Clara fica dividida entre o Doctor e o novo namorado dela, o Danny Pink. 

O Doctor tem, ao seu modo, ciúmes do Danny, que, além de tudo, é um ex-soldado (algo que o Doctor sempre detestou). Ele quer que Clara prefira ficar com ele, mas não quer forçá-la, muito pelo contrário, tenta empurrá-la pra longe o máximo possível para que a decisão seja realmente dela. 

Assim, apesar dessa versão do Doctor e da Clara se estranharem bastante e serem bem "chatos" um com o outro, a temporada conseguiu trabalhar bem o relacionamento deles, conseguiu construir algo profundo. 

Teve duas frase muito fodas nessa temporada. Uma depois de uma briga a Clara volta e diz que ouviu uma vez que "o ódio é uma emoção muito forte para se desperdiçar com alguém que você não gosta" (hatred is too strong an emotion to waste on someone that you don’t like). 

A outra, na primeira parte do final da temporada, depois da Clara trair o Doutor e tentar forçá-lo a fazer algo que ele diz não poder, quando o Doutor a perdoa e diz algo que sintetiza totalmente essa temporada e o relacionamento dos dois

"Você acha que eu me importo tão pouco com você que me trair faria alguma diferença?" 

(Do you think I care for you so little that betraying me would make a difference?)

Ah, muitos dos fãs da série estão gostando muito do Capaldi e, de fato, ele é um ator muito bom, o trabalho físico dele é excepcional. 

Enfim, o próximo episódio vai ter uma hora, vai ser um mês e meio antes do episódio de natal, então pode ter certeza que eu estou muito ansioso que vou me sentir obrigado novamente a falar de Doctor Who no semana que vem. 

(achei esse clip no youtube que resume tudo que você precisa saber do Doctor até agora, obviamente pra quem não assistiu não tem graça, quem já assistiu tudo vai gostar de rever esses momentos emocionantes dessa história)





Nenhum comentário:

Postar um comentário