terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tim Maia

Quando eu vi o trailer do filme do Tim Maia fiquei bem curioso com o quanto da vida dele eu não fazia ideia. Os anos nos EUA, a prisão, enfim. Eu basicamente conhecia algumas músicas e sabia que ele era um sujeito muito louco, que usou muitas drogas e que houve uma fase em que ele embarcou em uma viagem da "filosofia racional".

Eu sabia que existia o livro sobre a vida dele, o Vale Tudo, escrito pelo respeitado Nelson Motta, mas minha curiosidade não tinha chegado no ponto de ler o livro, então aproveitei o filme baseado nas pesquisas de Motta. 

Cinebiografia é aquela coisa, né? Dão uma dramatizada aqui ou ali, tem um ou outro trabalho melhor de edição e direção, mas no geral não foge muito do padrão do gênero, porque, por mais incrível que tenha sido a vida de alguém, há um limite na qualidade da "narrativa da vida real". 

É complicado também lidar com personagens delicados como Tim Maia ou Roberto Carlos porque ambos são muito queridos e se você pesar a mão na atitude deles os fãs podem se decepcionar. 

Tim Maia tinha um gênio difícil, briguento, chato, egoísta e o abuso das drogas o deixava impossível de administrar. Ele pergunta uma hora para o seu amigo porque todos viram as costas pra ele, mas, se pensar o quanto o filme deve ter tentado aliviar a personalidade e que, ainda assim, ele fica no limite do detestável, na vida real deve ter sido impossível de conviver com alguém como Tim. 

De qualquer forma, o filme mostra uma parte muito legal da história da música brasileira que é o começo de Tim, Roberto Carlos e Erasmo e o caminho absurdamente diferente que eles tiveram que travar. Vale dizer que o filme insinua que, apesar de existir a questão do racismo para atrasar o sucesso de Tim, o que pesou mesmo era o quanto ele era uma pessoa difícil de trabalhar. 

Na real a grande questão do filme é mostrar que Tim Maia era tão genial, mas tão genial que apesar de ser uma pessoa detestável, sem profissionalismo e sem compromisso nenhum, quando ele se colocava pra fazer música, tudo isso era deixado de lado. 

Vale muito a pena ver o filme. É uma história bem curiosa, pouco conhecida, que está lindamente filmada - quem conhece São Paulo e o Rio vai adorar as montagens fotográficas aproveitando esse ou aquele pedaço da cidade que ainda parece estar nos anos 60 - e a trilha sonora não poderia ser melhor. 



  

Um comentário:

  1. Muito bom o filme sobre o Tim Maia, suas opiniões são precisas. Assisti com minha filha(16 anos) e esposa, que tbm gostaram. Palavrões e drogas aos montes, mas tudo contextualizado. Só me preocupou q os trailers passado foram os de Irmã Dulce e Trinta, nada contra a vida na telona deles, mas só isso? No outro dia assisti Drácula...Uma porcaria! Viva ao Tim!
    Abraço, Marcio Coelho
    PS. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir