segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Pó de lua

Eu vi no metrô um comercial desse livro publicado pela Intrínseca e confesso que o nome me chamou a atenção: Pó de lua - Para diminuir a gravidade das coisas.

Sim eu simpatizo com coisas bobinhas, mas como nunca tinha ouvido sobre esse tal de Pó de Lua e sobre a Clarice Freire imaginei que seria um romance bobinho para adolescente.

Então aproveitei quando eu vi o livro em uma livraria para matar a curiosidade e descobrir do que se tratava. 

Pó de Lua é uma página na internet e no facebook (aqui) que publica frases escritas a mão e alguns desenhos ou rabiscos bem simplesinhos. 

Esse é aquele tipo de material meio inclassificável. Se eu dizer que é poesia, dez poetas morrem de ataque cardíaco, mas não é prosa, não é exatamente auto-ajuda, enfim, é algo desse momento em que os diários perderam seus cadeados e passaram a ser públicos. 

Pó de Lua é isso, aqueles momentos "filosóficos" de uma menina que escreve ideias soltas em um diário.

Não há coerência ou coesão entre as páginas de Pó de Lua, não há interrelação ou nem uma ligação mais forte que o uso da mesma estética e a mesma linha de raciocínio. 

Mas na real não precisa ter. 

O livro seria uma reprodução de um caderno de ideias soltas de Clarice, até o formato da impressão imita um moleskine para reforçar essa ideia. 

É bobo. Se fosse poesia seria pobre, se fosse filosofia seria barata, mas é algo sincero de uma uma garota funciona como retrato dessa geração internet, facebook, meme, que tem sentimentos, mas ainda não tem profundidade, que é fofa mas descartável.

De qualquer forma, é um livro baratinho, com pensamentos "positivos", você pode abrir qualquer página e talvez encontrar algo que mude a forma como você está olhando seu dia e isso pode ser bem útil. Então vale conhecer.










Nenhum comentário:

Postar um comentário