quarta-feira, 15 de abril de 2015

Game of Thrones 5ª Temporada

Começou mais uma temporada do Game of Thrones.

Pra quem paga caro pela HBO essa temporada já começou mal, os 4 primeiros episódios da série vazaram na internet antes mesmo do primeiro ser exibido para os assinantes. 

Eu mesmo que não assino já estou um mês a frente dos que pagam pelo canal.

Tenho que confessar que não sou fã da série. Assisto, tem coisas interessantes, mas não sou fã.

Eu lembro que quando começou a passar, a série era cheia de atrativos, uma mega produção medieval com uma suposta narrativa ousada. 

Muita gente é fã da fantasia medieval, seja pela via dos livros, do RPG ou as lendas do Rei Arthur, e a produção realista e funcional de uma série dessas, mesmo nos dias de hoje, é caríssima e poucos se arriscam a fazer. São cenários complexo, muitos atores, muitas cenas de ação, muitos cavalos e uma infinidade de efeitos especiais. 

Todo esse pacote que me faz ver a série, seria um desperdício eu não ver depois de alguém ter tido todo esse trabalho para produzir algo que pouco se produz. 

O meu problema com GoT é a história em si. A narrativa fragmentada em muitos personagens me confunde, eu me perco nos nomes, em quem é quem e isso acaba tornando a série cansativa (dizem que quem lê os livros tem mais facilidade para memorizar os nomes devido a constante repetição, mas também dizem que nos livros tem muito mais personagens... então sei lá o que é pior).

Mesmo a "grande sacada narrativa" de ser uma história em que todos são protagonistas e todas os protagonistas podem morrer abruptamente a qualquer momento não me atrai tanto. 

A ficção em geral foi criando umas regras meio bobas para a sua funcionalidade. Personagens que as pessoas gostam não morrem, protagonistas não morrem, heróis não morrem,  e isso é tão presente em 99% das narrativas que quando alguém foge um pouquinho dessa regra parece algo grandioso. A pessoas ficam: "mas ele matou esse personagem que foi o centro da história, o que ele vai fazer agora?" E nesse choque elas esquecem que a resposta é mais simples do que parece, ele vai pegar um dos outros personagens dos montes que ele foi carregando e colocar na frente, até que matem esse e passe outro pra frente.

Mas enfim, eu assisto para ver o que acontece com a mina dos dragões e com o anão e para ver as cenas de ação.

Agora, sobre esses quatro primeiros episódios da quinta temporada eu os achei muito chatos. São quatro episódios que praticamente não tem ação alguma - a única cena boa de ação é no final do quarto episódio - e que parecem que estão mais enrolando do que qualquer outra coisa. 

Eu entendo que é preciso de tempo para desenvolver essa narrativa complexa. Mas, pra mim, da quarta temporada pra cá, a série está cada vez mais parecendo uma novela da globo onde, de vez em quando se tem dragões, luta e sexo. Quando falta isso e sobra só a novela... meio que você assiste só para esperar o dia que vai acontecer alguma coisa.

Eu não li os livros, mas tem muita gente que gosta muito. Se quiserem comprem os livros aqui na cultura, na saraiva ou na travessa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário