sexta-feira, 17 de abril de 2015

Porque Vingadores - A Era de Ultron já é a melhor adaptação de quadrinhos de todos os tempos

Bom, semana que vem estreia o segundo filme da franquia dos vingadores e eu e um monte de gente estamos bem ansiosos para ver. 

Por que? Porque esse filme faz parte de um projeto imenso muito legal montando de uma forma que nunca se viu antes nos cinemas. 

Em um sentido amplo, Vingadores é a melhor adaptação de quadrinhos de super-heróis americanos de todos os tempos. 

Não falo de fidelidade aos personagens ou qualquer outra coisa assim, falo de algo maior que é trazer para as telas que é o espírito de um universo ficcional nos moldes que a Marvel e a DC definiram ao longo de sua história. 

Você tem os filmes de cada personagem, filmes de origem e sequências, que são como as revistas individuais dos heróis - que em si já são bem bons, bem divertidos e alguns até grandiosos, como o último Capitão América - e depois você tem um Team Up ou Cross Over, onde todos aqueles personagens que você já gostava de outros filmes se juntam com outros personagens "menores" e isso se torna um mega evento que você espera ansiosamente. 

E veja, não são só os filmes diretamente ligados aos Vingadores, você tem Guardiões da Galáxia correndo por fora, você têm a série de TV dos Agentes da S.H.I.E.L.D. preenchendo umas lacunas e tem até séries completamente isoladas como Demolidor, que não entra nos Vingadores mas que está inserido nesse universo. 

Isso tudo é algo supercomercial e pensado para arrancar nosso dinheiro? Sim! Claro! Mas os quadrinhos também sempre foram assim! Quadrinhos são produtos de massa que acabaram virando um nicho de nerds e, agora, o cinema leva esses personagens de volta para o centro de uma cultura industrializada, para massas. 

É horrível? Não é artístico? Pode até ser, mas foi esse espírito dos quadrinhos que sempre me encantou. 

A brincadeira dele ser "uma arte maior" de séries da Vertigo levar para um patamar adulto é só uma desculpa que nós usamos para driblar o fato de que, no fundo, o que a gente gosta mesmo é ação, diversão e super-heróis coloridos e engraçados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário