quarta-feira, 20 de maio de 2015

Gotham - 1ª Temporada

Gotham é uma série que passou meio discreta nessa temporada tão nerd de cinema e tv. Não se falou muito, não teve pessoas que fizeram odes e declarações de amor eterno, mas pelo menos ela conseguiu garantir uma segunda temporada. 

Eu gostei de Gotham. Achei uma série com bastante história e relativamente pouca enrolação para uma estrutura de 22 episódios. Chegou a me dar a impressão que se tratava de duas temporadas de 11 episódios, com arcos bem claros e até um espaçamento razoável entre eles.

O primeiro arco termina com o Gordon exilado como segurança do Asilo Arkham e o segundo é a volta dele.

No decorrer das temporadas ele mostra aquela ética, retidão e tudo mais que se espera do personagem que é um dos pouco policiais honestos em uma cidade dominada pela corrupção de cima a baixo.

Pra mim o melhor personagem é o Bullock interpretado por  Donal Logue. Bullock é aquele cara que está enfiado na corrupção meio que por inércia, mas que no fundo quer fazer o certo, tanto que ele entra nas piores situações possíveis só para ajudar o Gordon. Ele não é a estrela da história, óbvio, mas vendo a história dessa perspectiva você passa a ter muito sentido a relação do Bullock e do Gordon nos quadrinhos ou mesmo no Batman Animated.

O lado criminoso da história também é bem interessante com a Catfish, os mafiosos tradicionaizões e a inserção dos "loucos" característicos do universo do Batman. Até a construção do Penguim e do Charada está bem interessante, principalmente nos últimos episódios da temporada que eles revelam a verdadeira natureza dos vilões que serão.

O Bruce Wayne que passou a primeira parte da história como algo meio isolado, meio perdido, cresceu muito como personagem no final do primeiro arco quando é usado como isca pelo Harvey Dent e dali pra frente a investigação dele nas empresas Wayne toma um rumo muito bom. O único defeito é que parecem duas séries isoladas que se passam na mesma cidade que hora ou outra fazem uns crossovers. Mas, até aí, acho que dá pra dar um desconto, porque nas séries que tudo é superconectado a gente reclama que é tudo conveniente demais.

Eu gosto de Gotham, tem uma bobagem ou outra - sendo a maior dela a indecisão de qual época a série se passa, pois de um lado você tem a polícia trabalhando com fichários e máquinas de escrever e do outro você tem todo mundo com um celular na mão - mas eu acho a produção boa para uma série policial. Tem uns bandidos legais como o serial killer dos últimos episódios, tem um ritmo bom, enfim, é uma das séries que eu gostei bastante de ver esse ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário