quinta-feira, 11 de junho de 2015

House of Cards

A série já está na terceira temporada e só agora eu percebi que não falei nada sobre ela ainda.

House of Cards é o primeiro grande hit feito pela Netflix. Originalmente era uma proposta de série que passou nas mãos de vários canais e foi recusada pois todos queriam que se filmasse um piloto e, se ficasse de acordo, uma série. Como os produtores não queriam essa condição, queriam uma temporada ou nada, acabaram encontrando suporte dentro do sistema de streaming da Netflix que precisava de uma grande produção para ganhar credibilidade.

A série de cara mostra credenciais de peso, o produtor é David Fincher (Clube da luta, Seven e outros) e os atores principais são Kevin Spacey e Robin Wright (sim, ela era a Jenny do Forest Gump). E já na linda abertura com cenas sinistras de Washington deixa claro ao que vinha.

A trama é centrada em Frank Underwood, um deputado ambicioso e ardiloso que tem uma meta bem clara e um plano bem intrincado para atingi-la. 

Frank e sua mulher Claire são extremamente frios e calculistas, armam tudo para colocar todos forçosamente a seu favor (um baita exemplo é a forma como eles amarram o o guarda-costas Meechun e garantem uma fidelidade incondicional dele).

Obviamente nenhum político conseguiria dar tantos grandes golpes impunemente, mas é uma ficção, então há de se fazer concessões.

É interessante como Frank Underwood age puramente com orgulho e desejo de poder. Durante as três temporadas da série em momento algum você vê ele praticando algum ato de corrupção para enriquecimento financeiro, tudo que ele faz é para coletar favores e influências. 

É uma visão muito curiosa da política, alguém que não está interessado no dinheiro, não está interessado no bem social, só está interessado em vencer em um jogo muito louco de egos.

Não vou dizer que é uma série leve que você vê de boa. Eu mesmo assisti aos capítulos todos espaçados. Salvo um ou outro que te deixa extremamente curioso, eu assisti um e dias depois retomava, porque é uma série pesada, tem um clima denso. E veja que eu não estou falando de um roteiro complexo, é tudo bem didático, os passos que não são claros o próprio Frank Underwood explica para audiência olhando diretamente para o telespectador, O roteiro é simples, mas a atuação de todos e a direção dos episódios lhes deixa com muita intensidade, muita dramaticidade (algo semelhante ao que ocorre em Mad Men, por exemplo).

Enfim, já tem três temporadas na Netflix e uma quarta prometida. então assista que vale muito a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário